terça-feira, 24 de junho de 2014

PREPARATIVOS E ORNAMENTAÇÕES DO ARRAIAL 2014


Equipe da Secretaria de Cultura mesmo sem as estruturas confeccionam as fantasias e peças ornamentais para a quadra de Evento na Avenida Paulino Neves - Centro!


Desde 1998, que se realiza na Praça de Evento, o arraial do povão, mas o que desperta a atenção do Blog, é que alguns metros da quadra ainda reside o 1° criador do arraial de Tutóia, o Sr. Antonio José Neves, ex. Prefeito, atualmente está com mais de 80 anos, mais durante quase 7 anos não tem sido lembrado pela atual gestão municipal. Antonio José Neves, fundou o arraial no ano de 1972, data que foi gestor ficando até 1974.

Hoje quem tem a oportunidade de visitá-lo, ainda consegue adquirir uma longa biografia de vida exemplar no tempo que foi gestor e criador do arraial. Em Tutóia, as diversificações de danças culturais da nossa região e de outras partes regionais do Brasil, nos deixou muitos aprendizados. Mas essas raízes não tem sido valorizado pelo atual gestor que surpreendeu mesmo aqueles que são amantes da rica cultura. Incentivo está fora do vocabulário da atual administração. Só aguardamos pelo surgir de outras personalidades da política em valorizar nossas riquezas.

24 de Junho de 2014, uma semana de festas juninas, com total desânimo até mesmo para aqueles que tem se dedicado noites madrugando para produzir suas fantasias. Roupas, chapéus, cocas, Bumba-Bois, recebem os brilhos das areias prateadas, o pó da purpurina, os desenhos símbolos de Tutóia, como o cartão postal da nossa natureza.

O blog, não poderia deixar de homenagear durante 8 anos, que acompanhou um verdadeiro artista plástico, filho de Tutóia, Sr. Ananias Santos. Um grande profissional pouco reconhecido por gestores públicos, das suas artes, sensibilidade de inspirá em suas pinturas e ornamentações. O ex. Secretário de Cultura, que foi o Sr. Ananias Santos(professor), até hoje pra quem tem acompanhado seus perfeitos trabalhos como artista plástico, sabe da sua importância desde quando fez parte da criação da nossa bandeira de Tutóia, onde poucos tutoienses, sabe que já muito contribuiu e está na ativa com seus talentos isolados nos olhos dos homens que não lhe valorizam. O blog, retrata um rápido momento da cultura de Tutóia, e acredita que um dia esta pequena cidade ainda possa resgatar o respeito dos artistas dessa terra.










Nenhum comentário:

Postar um comentário