quinta-feira, 19 de junho de 2014

RECORDANDO AS NOITES DE SÃO JOÃO EM TUTÓIA


Boi Precioso nas areias de Tutóia!


Já se foi uma época que as 9(nove) noites de São João, sempre no mês de Junho, as famílias tutoiense iam assistir as belas noites e animadas noitadas juninas. 

Bumba-meu-boi, quadrilhas, e outras diversificadas apresentações culturais alegravam as noites de São João, no centro cultural criado no ano de 1998, na gestão do ex. Prefeito Egídio Júnior, hoje não existem o brilho de 15 anos, atrás com muitas animações pelas danças folclóricas. As danças da região hoje tem suas dificuldades de estrutura na confecção por suas fantasias.

Os bumba-bois de Tutóia, saíram do tradicional para se transformarem em bumba-boi, de orquestra se modernizando os valores da rica cultura do Maranhão. Mas nem isso tem sensibilizado a Prefeitura de Tutóia, para incentiva-los. O projeto de cada bumba-boi de orquestra que veio surgir no ano de 1998, em Tutóia, incentivado pelo ex. Prefeito Egídio Júnior, que despertou os demais para valorização da nossa cultura. Temos um povo alegre, criativo na confecção das fantasias, ornamentações e motivados durante as apresentações nas noites de São João.

Outras importantes personalidades  contribuíram para a mudança na época. Professor Ananias Santos, Pedro da Jardilina, saudoso "Pezinho" professor Ivanir, Antonio do Cavaquinho e outros... etc.

Precisamos resgatar nossas raízes folclórica regional que perdeu seu brilho e os incentivos por falta de apoio da Prefeitura Municipal de Tutóia... Hoje ainda percebemos os esforços dos coordenadores dos bumba-bois, se apresentarem durante os dias juninos por serem desassistido pela Gestão pública. Os nomes são brilhos e ainda se acredita um dia podermos ainda resgatar os valores. Brilho do Delta/Mucunã/Precioso/Maresia/Curísco/Axote/ e outros que adotaram a transformação para bumba-bois de orquestra. Atualmente participam dezenas de jovens estudantes envolvidos na arte da dança e da coreografia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário