terça-feira, 24 de junho de 2014

O coordenador do Diálogos Flávio Dino defendeu o desenvolvimento do Maranhão a partir da valorização da economia e da correta aplicação do dinheiro público para estimular a produção nas áreas da agricultura, pecuária, pesca e aquicultura.

Flávio Dino destaca lei que ampliou atuação da  Codevasf  no Maranhão!
O coordenador do Diálogos Flávio Dino defendeu o desenvolvimento do Maranhão a partir da valorização da economia e da correta aplicação do dinheiro público para estimular a produção nas áreas da agricultura, pecuária, pesca e aquicultura. Ele aproveitou para reforçar a importância da lei de autoria do deputado federal Carlos Brandão (PSDB), pré-candidato a vice-governador do estado, que ampliou a atuação da Codevasf no Maranhão.
Com a lei, a qual teve o então deputado federal Flávio Dino como relator, a Codevasf que atuava apenas na bacia do Rio Parnaíba, passou a atingir as bacias do Itapecuru e Mearim, contemplando 105 municípios. “Além dos órgãos federais, os órgãos estaduais também devem assegurar apoio à produção. Em 2013, menos de 1% do orçamento do Governo do Estado foi destinado ao incentivo à produção”, analisou Dino.
O assunto foi discutido durante entrevista à Rádio Mirante AM nesta terça-feira (24), concedida ao radialista Roberto Fernandes. Durante o programa, Flávio Dino apresentou algumas propostas do Programa de Governo para melhorar os indicadores sociais do estado. As ações contempladas no documento, que está disponível para contribuições na internet (www.dialogospelomaranhao.com.br), foram construídas durante o Diálogos pelo Maranhão, movimento que percorre todas as regiões do estado e que já reuniu mais de 40 mil pessoas.
Entre as demandas apresentadas pela população está a falta d’água, melhoria na política de segurança, com aumento e valorização dos policiais, investimento na saúde com foco na atenção básica e mais médicos, criação de Centros Regionais de Reabilitação para acidentados de motos, em convênio com a rede Sarah, entre outras ações.
Sobre o desenvolvimento do estado, Flávio Dino defendeu a criação da Secretaria da Agricultura Familiar para se dedicar aos produtores com menor renda e melhorar os indicadores sociais do Maranhão; a valorização das micro e pequenas empresas; o investimento às atividades tradicionais da agricultura, pecuária, pesca e aquicultura.
“Precisamos apoiar a atividade do campo porque nós precisamos superar situações inexplicáveis, como um estado com água e terra abundantes ser grande importador de alimentos. O Maranhão precisa voltar a ser grande produtor de alimentos e isso é essencial para a segurança alimentar, melhoria da economia e para gerar mercado interno”, completou Flávio Dino.
O modelo que deve ser aplicado não se trata de agricultura de subsistência, o praticado hoje por falta de apoio governamental. Para Dino, a produção do campo deve ter apoio da ciência e tecnologia, com auxílio das universidades e órgãos como Aged e Agerp.
Ainda na entrevista, o pré-candidato ao governo lembrou os grandes projetos de irrigação, Salangô e do tabuleiro de São Bernardo, nos municípios de Magalhães de Almeida e Araioses. Ele defendeu que as ações não significaram desenvolvimento porque o dinheiro não foi bem aplicado. Em outros estados, como é o caso de Pernambuco, a cidade de Petrolina recebeu o incentivo na mesma época e prosperou com a fruticultura, também com o apoio da Codevasf. Fonte: Maranhão da Gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário