domingo, 30 de novembro de 2014

10 de dezembro dia Mundial Contra AIDS


No Dia de Luta Contra AIDS, autoridades alertam para o crescimento de casos
G1

Umuarama - No Dia de Luta Contra AIDS, celebrado amanhã, a Secretária Municipal de Saúde alerta para um dado alarmante. Assim como os casos de sífilis, o número de pessoas infectadas pelo HIV também está aumentado em Umuarama. De 2013 a 2014, a equipe do Programa de Prevenção às DST/AIDS e Hepatites Virais, detectou 61 novos casos, sendo que 36 estão com Aids, ou seja, com a doença manifestada, e outros 25 com o vírus.
De 1991 a outubro deste ano, Umuarama contabiliza 320 casos confirmados e 82 óbitos decorrentes da doença. O número assusta e exige atenção da população para a prevenção. Os pacientes diagnosticados com Aids, somam 225 e o número de homens infectados é 44% maior que o de mulheres. No entanto, o número de pessoas com HIV é de 95 e neste caso, as mulheres lideram, sendo que 56% dos diagnósticos são do sexo feminino.
Segundo a coordenadora do Programa de Prevenção às DST/AIDS e Hepatites Virais, Gleiciane Silva Batisti, o perfil dos pacientes também está mudando. “A maioria dos casos confirmados nos últimos dois anos são de jovens com idades entre 18 a 26 anos. Tínhamos um perfil diferente de pessoas infectadas e ficamos bastante preocupados pois sabemos que para a grande maioria não falta informação, mas sim, conscientização. Estamos desempenhando um trabalho intensivo nesta área, principalmente com a população nesta faixa etária”, conta.
DIAGNÓSTICO
Todas as terças e quartas-feiras o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), oferta gratuitamente testes rápidos para a população em geral. O atendimento é realizado das 7h30 às 10h30, o resultado sai na hora e não é necessário estar em jejum, apenas levar um documento com foto. “Indicamos o teste para toda a população. E ainda ofertamos um atendimento em horário especial para pacientes que tenham sofrido algum abuso sexual, internamento em clínicas de reabilitação ou sofreu um acidente de trabalho. Nestes casos, atendemos de segunda a sexta-feira das 07h às 17h e nos finais de semana, o atendimento é Maternidade Municipal”, explica Gleiciane.

TRATAMENTO
Caso o diagnóstico seja positivo, a equipe imediatamente já traça uma série de ações de acompanhamento. O paciente passa por avaliação psicológica; acolhimento da equipe de Enfermagem e Assistente Social; consulta com infectologista; exames de CD4 e Carga Viral; retirada de medicação, caso tenha necessidade; e avaliação para fisioterapia, no caso de pacientes com uso de Antirretroviral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário