sábado, 29 de novembro de 2014

Lobão entrega carta de demissão a Dilma



Saída de Lobão do Ministério

O Globo – À frente de uma das pastas mais cobiçadas dentro da reforma ministerial, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse, neste sábado, que sempre teve bom relacionamento com a presidente da Petrobras, Graça Foster, e que as decisões mais importantes do sistema Eletrobras são tomadas com seu direto conhecido. Quanto à reforma ministerial, Lobão disse ao GLOBO que entregou sua carta de demissão como todos os ministros, já que o cargo sempre foi da presidente Dilma Rousseff. Ele disse que, até hoje, só recebeu elogios da presidente Dilma.
Nos bastidores, Lobão é apontado dentro do governo como um ministro que se afastou da Petrobras depois do surgimento do escândalo, não dando o apoio necessário à presidente da estatal, Graça Foster.
— É bom perguntar para a Graça se algum dia eu deixei de apoiá-la em tudo. E, sobre a Eletrobras, não há uma ação em favor da Eletrobras que não seja dividida, debatida dentro do meu gabinete — declarou.
Há intelocutores de Dilma que querem fazer uma troca de poder, mexendo os cargos que hoje ficam para uma fatia do PMDB ligada ao senador José Sarney (PMDB-AP) e repassá-la ao vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB, Michel Temer. Apesar de o partido controlar há anos os cargos do sistema elétrico, o discurso de todos é de que ninguém do partido comanda o setor.
— Acho muito bom que o Michel seja prestigiado nesta reforma, mas o senador Sarney não tem cargos de direção no setor — disse Lobão, eterno aliado de Sarney, sem citar quem controlar os cargos.
Sobre o seu futuro no ministério, Lobão disse que a presidente Dilma é a detentora de todos os cargos. Dilma tem afirmado a aliados que quer agilizar as conversar nos próximos dias, até para reverter a rebelião no PMDB e nos demais partidos da base aliada, que já não votaram a proposta que muda a mesta fiscal de 2014 na última quarta-feira. Mas a intenção da presidente seria anunciar os demais nomes, além dos indicados para a área econômica nesta semana, somente depois do Natal.
— Nunca ouvi da presidente Dilma nenhum comentário que não fosse de prestígio em relação à minha ação no ministério. Se tem alguma restrição, guardou no recôndito da alma. A presidente (sempre) foi só elogios — afirmou Lobão.
Há integrantes do PT que querem retirar o PMDB do comando do Ministério de Minas e Energia, passando a algum petista de confiança de Dilma – que já ocupou a pasta -, como Miriam Belchior, que deixará o Planejamento. John Cutrim

Nenhum comentário:

Postar um comentário