sábado, 22 de novembro de 2014

Blogueiro Neto Pimentel fala em seu artigo da eleição da Câmara Municipal de Tutóia







Mudança no Regimento Interno será estratégica do presidente para se  manter no poder!


Neto Pimentel


Napoleão Bonaparte, um dos líderes da Revolução Francesa, disse a frase épica "Quem teme ser vencido tem certeza da derrota". Quem vem acompanhando os últimos meses das sessões da câmara municipal de Tutóia, tem observado uma disputa emblemática entre situação e oposição na busca pela presidência da casa. Sem demonstrações ainda de temor por ambos os lados que leve ao jus da frase de Napoleão, não se sabe até quando.

No dia 21 de maio, houve uma eleição antecipada, estratégia do governo, após vê a maioria dos vereadores em um evento do então pré-candidato a governador Flávio Dino em seu movimento Diálogos pelo Maranhão. Na eleição referida, a oposição bem mais esquematizada, conseguiu a maioria, 7 vereadores em prol do nome do vereador Antonio Chico para presidência no biênio 2015-2016, sendo eleito por 7 votos a 1, depois que 5 vereadores da base do governo se retiraram do plenário, após o presidente da câmara Alexandre Baquil revogar o edital que o mesmo havia publicado, cancelando a eleição naquele dia, mas após as chapas já terem sido formalizadas, uma decisão judicial garantiu a continuidade do processo minutos depois.

Daí inicia-se o período da "Guerra Fria" no parlamento tutoiense, um verdadeiro toma lá da cá de liminares, na busca pela garantia da legalidade da eleição de um lado e a sua ilegalidade por outro.
O político norte-americano Abraham Lincoln inspiradamente proferiu "Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." E no poder ou na busca por tal, percebemos as reais intenções de muitos. Nos debates e reações, é possível caracterizar o que o poder é capaz de transformar ou simplesmente revelar em alguns, inclusive com insinuações desafiadoras e com escárnio a terceiros ou outros poderes.

Na sessão do dia 19/11, o presidente da casa Alexandre Baquil, apresentou um requerimento propondo uma mudança no regimento interno, alterando-o no quesito que diz, que na ausência de escolha de um novo presidente em tempo regimental, ao invés de o vereador mais idoso assumir a presidência temporariamente até haver resolução do caso (neste caso, a decisão final da justiça sobre a eleição do dia 21 de maio), passa a assumir a presidência o vereador que obteve mais votos na eleição, ou seja, o próprio presidente da casa Alexandre Baquil que foi o mais votado em 2012 e não mais o vereador Zé Orlando por ser o mais idoso. Os atuais 6 vereadores de oposição entraram em obstrução, permanecendo os agora 7 vereadores da basa do governo, que por 7 votos a 0 aprovaram a proposta. Os 6 que hoje não são 7, já foram a maioria meses atrás, mas o fiel da balança ao migrar para a base do governo, provocou o inverso, ou seja, 6 não é mais 7, mas 7 já foi 6.
   
Quem tem razão na Câmara dos Vereadores de Tutóia? situação ou oposição? não nos cabe aqui afirmar com quem está a veracidade, mas o resumo dos fatos são estes e você leitor é livre para fazer suas análises. O que podemos afirmar é que todo conflito tem um final, até a guerra fria teve simbolicamente com a queda do muro de Berlim. Logo, a do parlamento tutoiense também terá o seu, com qual desfecho? é aguardar pra vê.

E como disse o Platão "O juiz não é nomeado para fazer favores com a justiça, mas para julgar segundo as leis." Assim, espera-se que a democracia seja a tônica do processo, que aja sim a disputa pela alternância de poder, a briga das ideias com vitória dos melhores argumentos, onde os maiores beneficiados, seja a essência da democracia, o povo!!!

                                   Vereadores do grupo da oposição


Nenhum comentário:

Postar um comentário