sábado, 29 de novembro de 2014

Flávio Dino com apoio de 39 deputados entra com força no governo do Maranhão



Almoço de Humberto Coutinho confirma a maioria esmagadora para Flávio Dino


O almoço oferecido quinta-feira (27) pelo deputado eleito Humberto Coutinho aos seus colegas eleitos e reeleitos, em sua residência, no Two Towers, na Península da Ponta D’Areia, em São Luís, mostrou a força que terá o governador Flávio Dino no parlamento estadual.
Dos 26 deputados estaduais eleitos alinhados com o atual governo do Estado, apenas três ficarão na oposição a partir de 2015.
Da atual bancada governista, Flávio Dino já contabiliza um apoio da ampla maioria. E muitos nem esperaram ser chamados, se entregaram. Como foi o caso do deputado eleito Adriano Sarney. Até o atual líder da bancada governista, deputado César Pires, já mudou de pratos e cuias para o futuro governo.
Dos 42 deputados, o governador eleito terá o apoio de 39. Um feito jamais observado em toda história política da relação entre o Executivo e o Legislativo.
Da bancada total que vai assumir a partir de fevereiro de 2015, somente Andrea Murad e Sousa Neto (filha e genro do secretário Ricardo Murad) estarão na oposição. O terceiro, o deputado Antônio Pereira, se jogou no colo de Dino, mas encontrou resistência do próprio comunista.
Os ‘sarneyistas’ históricos, que estão entre os eleitos e reeleitos, alegam que ficaram sem norte e sem um líder para apontar novos rumos.
Então, se a Assembleia Legislativa sempre foi um apêndice, um poder auxiliar acocorado ao Executivo, imagine agora que o futuro governador tem a estrondosa maioria de 32 deputados?
Esta subserviência é bem característica do Maranhão. Luis Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário