quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Câmara de Tutóia em foco nesta quarta-feira(26)



Câmara Municipal nesta quarta-feira, volta apresentar clima de tranquilidade


Longe de um final, na decisão quem será o próximo presidente oficial para o biênio 2015/2016, esfriou nesta quarta, os discursos da plenária diante o que poderá surgir nos últimos dias que antecipam a votação do ORÇAMENTO ANUAL, para 2015, faltando ser aprovado pela maioria dos vereadores de Tutóia-Ma.

Usando a tribuna nesta quarta-feira, o vereador Binha(PRB), voltou a discutir a votação da sessão anterior do dia 19/11, onde o vereador Alexandre Baquil(presidente), levou para a pauta a aprovação do requerimento que aprovou de medida urgente a alteração do REGIMENTO INTERNO, que a Câmara Municipal, a partir de Janeiro/2015, será presidida pelo vereador mais votado e não idoso, devido as indefinições que está sob júdis que já é amparado no REGIMENTO, atual antes da mudança.

                Afirmações, segundo o vereador que a mudança do Regimento Interno, poderiam ter ocorridos antes das eleições e não após. Disse.


Vereador Binha(PRB), da oposição, afirmou que essa urgência de forma equivocada pelo presidente da Casa, e por alguns vereadores da base do governo, possa se tornar uma decisão com vários prejuízos a população de Tutóia, diante de alguns Projetos de Lei, que está parado a muito tempo. Mas deu a entender que será revisto pela base da oposição o quanto foi cometido outro ato, de irregularidades na votação do dia 19/11, quando os seis vereadores da OPOSIÇÃO, se obstruíram da votação.

 Somente a votação foi feita pelos os 7(sete) vereadores da base governista a mudança do Regimento Interno, virou a vítima dos únicos presentes parlamentares votando a favor da alteração no Artigo 5º do próprio Regimento.

Confuso, está disse o vereador Binha, por tamanho atropelo do presidente da Casa, comprovando em qual direção se tornou a mudança do citado Regimento.  Em resposta ao vereador Binha, Alexandre Baquil(presidente), subiu a plenária se defendendo que não foi ele o requerente e assinante da mudança do Regimento e sim, os cinco vereadores da base. Mas as evidências são claras quando o presidente desqualifica que não assinou o requerimento de alteração e aprovação se o próprio há meses recorre a justiça para se manter no poder tentando realizar eleição da Casa, e agora de forma emergencial, joga para a pauta do dia 19/11, mudança de seu total interesse e aprovação.

                         Vereador(presidente)Alexandre Baquil


Outro assunto que já poderá se transformar em novela de dezenas de capítulos, é a promessa da água tratada, convênios já recebidos desde 2009/2010/2012/2013, e agora afirma na plenária que  uma das empresas terceirizadas e conveniada com a CAEMA do Ma, irá concluir com dinheiro federal. "Vai que cola"

Já não basta os seis meses prometidos pela governadora do Estado, em 14 de Novembro de 2013, quando veio inaugurar uma delegacia na cidade. E agora na tarde de quarta-feira, mais uma das promessas com a chegada do inverno. 

Enquanto fazia seu discurso para uma platéia de 14 pessoas, voltou a lembrar do seu último episódio do dia 19/11, quando ofendeu os blogueiros da cidade afirmando que todos eram protegidos pelo vereador da OPOSIÇÃO, Zé Orlando(SDD). Mas durante a revolta de desrespeito pelo presidente, foi advertido com palavras de respeito e que o mesmo manteve-se sua postura de vereador presidente da Casa.

Essa foi mais uma das sessões aparentemente calma nesta quarta-feira, após várias semanas de turbulências e de prejuízos causados a população com os projetos de lei parados desde Maio/2014






Nenhum comentário:

Postar um comentário