sábado, 15 de novembro de 2014

Nelma Sarney é reconduzida à Presidência do Colégio de Corregedores


REELEIÇÃO// »
Proposta que permitiu a reeleição foi aprovada quinta-feira (13), durante o 67º Encontro dos Corregedores, em Salvador (BA)
Imparcial


 (Ascom CGJMA/Reprodução)
 
“A prestação de contas feita neste encontro e a forma como vem administrando nossa entidade é exemplo de uma gestão séria, que merece nosso reconhecimento”. Com essas palavras o corregedor Constantino Brahúna defendeu a recondução da desembargadora Nelma Sarney à Presidência do Colégio de Corregedores dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE). A proposta de alteração do estatuto da entidade, permitindo a reeleição, foi aprovada na noite de quinta-feira (13) durante o 67º Encontro dos Corregedores, realizado na Cidade de Salvador (BA). Nelma Sarney foi reeleita por unanimidade para mais um mandato de um ano à frente do Colégio.

A corregedora maranhense encerrou seu primeiro ano de gestão com um aumento de 900% das receitas da entidade. Com base em um plano de comunicação dinâmica e estratégica, promoveu o relacionamento e a integração entre os membros e as corregedorias. Em seu balanço, ela ainda destacou a criação de conta bancária própria, a realização de três encontros e a manutenção do sítio eletrônico do colégio www.ccoge.com.br, por meio do qual as informações do Colégio chegam a milhares de pessoas.

“Estamos fechando um ano extremamente positivo para o Colégio e esse resultado é fruto da participação de todos os corregedores e também juízes auxiliares que participaram das nossas ações, mas é certo que ainda há desafios a serem enfrentados. Com apoio da Corregedoria Nacional vamos avançar na solução da competência delegada e da execução fiscal, demanda que sobrecarrega os juízes de todo Brasil. Vamos buscar uma integração ainda maior, para que possamos fortalecer nossa instituição e continuar firmes no propósito de oferecer uma justiça que atenda aos anseios dos nossos cidadãos”, destacou.

Também foi eleita a nova Mesa Diretora do Colégio, composta pelo desembargador José Olegário Caldas (BA), 1º vice-presidente; Sebastião Ribeiro Martins (PI), 2º vice-presidente; Romeu Gonzaga Neiva (DF), 1º secretário; Daniel Ribeiro Lagos (RO), 2º secretário; Eugênio Achille Grandinetti (PR), 1º tesoureiro; Hamilton Eliot Akkel (SP), 2º tesoureiro.

Durante a plenária na terça-feira(11), também por unanimidade, foi aprovada a prestação de contas do ano de 2014 apresentada pela presidente Nelma Sarney, assim como foi acatada a alteração do estatuto para conceder a Medalha de Honra ao Mérito Desembargador Décio Antônio Erpen. De acordo com essa alteração todos os desembargadores que deixarem de integrar o Colégio, seja por aposentadoria ou em consequência do fim do mandato à frente de sua corregedoria estadual, receberá a honraria no encontro consecutivo.

Despedida – Esta será a última edição do Encontro de Corregedores para os desembargadores Pedro Ranzi (AC), Alcides Gusmão (AL), Francisco Sales (CE), Nelma Perilo (GO), Sebastião Moraes (MT), Tânia Borges (MS), Ronaldo Vale e Maria de Nazaré Saavedra (PA), Vivaldo Pinheiro (RN), Suzana Oliveira (SE), Ronaldo Eurípedes (TO). O Encoge de Salvador também poderá ser o último para o desembargador Constantino Brahúna (AP), caso o próximo encontro não aconteça até o mês de março. Em conformidade com a mudança do estatuto, todos esses desembargadores deverão receber a homenagem.

Um comentário:

  1. NOTÍCIA CRIMINIS / D E N Ú N C I A A N Ô N I M A


    Venho fazer uma denúncia anônima em favor de dois idosos que foram covardemente espancados por um rapaz, de aproximadamente, 22 anos, no lugarejo Estiva, município de Tutoia-MA.


    O último episódio ocorreu no dia 13, à noite, ocasião em que o elemento espancou, fortemente, com um pau, o idoso Francisco Luís de Castro, de apelido “Chichico”, de 70 anos de idade, na sua própria residência, o qual só conseguiu fugir das garras do agressor com a ajuda de um menor, que também foi espancado pelo elemento.


    Contudo, após o Sr. Francisco conseguir fugir, o indivíduo quebrou a casa da vítima, apanhou duas armas brancas (duas foices), colocou uma em cada mão e saiu na rua perguntando aos vizinhos onde o “Sr. Chichico” estava, além de sair aterrorizando as pessoas naquele lugarejo.


    O Sr. Chichico foi se refugiar na casa da sua irmã, Maria de Castro Silva, de apelido “Mariazinha”, uma senhora de 67 anos, que vive sozinha nesse interior, e que telefonou para seus filhos na cidade de São Luís, de onde foi socilitado o socorro à vítima, por meio da Polícia de Tutóia, que, prontamente, mandou uma viatura com quatro homens para captura do indivíduo, contudo, sem êxito.
    Na manhã seguinte, após pernotar na residência da senhora Mariazinha, o Sr. Chichico foi à delegacia, na cidade de Tutóia, e registrou a ocorrência, fazendo, também, o exame de corpo de delito.


    Contudo, excelência, a vítima está com medo de voltar para sua casa porque o elemento é seu enteado e reside numa casa ao lado da sua e está “tomando de conta” da sua propriedade.


    Relato, ainda, que dias atrás, esse mesmo elemento agrediu um outro velhinho, também na casa da vítima, com um facão, de forma tão cruel e grave que o idoso ainda hoje está com hematomas (olho roxo), além de ter se “desgostado” com o desfecho da questão - “que não deu em nada” - e ter ido embora do povoado. Sendo que este segundo idoso não tinha qualquer relação de parentesco com o indivíduo, tendo sido, ao que parece, fruto de pura maldade.


    Excelência, a ação penal se faz necessária porque esse elemento é de alta periculosidade e está impune no lugarejo Estiva, inclusive sendo ameaça para a irmã do Sr. Chichico, a senhora que abrigou seu irmão e continua lhe dando apoio, pois é uma senhora de 67 anos e que vive sozinha.


    Sendo assim, e porque ambos os casos foram registrados na Delegacia de Polícia de Tutóia-MA, venho, encarecidamente, solicitar a V. Exa. que averigúe os fatos e tome as providências necessárias, inclusive, pedindo concessão de liminar, inaudita altera partes, ao Juiz de Direito de Tutóia, para que o agressor seja retirado da propriedade do Sr. Francisco Luís de Castro (Chichico), o mais breve possível, e este seja conduzido à sua residência, com segurança.

    São Luís, 14 de novembro de 2014

    DENUNCIANTE ANÔNIMO

    ResponderExcluir