domingo, 19 de julho de 2015

Honrosa visita com o Monsenhor Hélio Maranhão na comunidade Belágua






Rapidinha da Semana... 


O blog em visitação na comunidade Belágua, encontra um dos maiores ícones de Tutóia, Padre Hélio, em casa de familiares e amigos.

Gozando com uma larga saúde, com seus 85 anos de  idade informou na rápida conversa que o povo ainda dorme com as injustiças plantadas em Tutóia.




Minutos de conversa foi o suficiente na honrosa visita ao Monsenhor Hélio Maranhão, quando disse que Tutóia, precisa ressurgir homens e mulheres de coragem, pra encapar os rumos certos dessa terra diante das injustiças desde sua emancipação.

Sua fala com sabedoria e total lucidez é de forma invejável com aquele que um dia já foi um dos homens mais temido com sua ideologia libertadora


Um pouco de sua História: O monsenhor Hélio Maranhão nasceu no dia 27 de maio de 1930, em Barra do Corda.


Antes de ser capelão militar, foi nomeado capelão pelo Papa Pio VI.

“Foi o primeiro padre mandado a Roma para estudar teologia”, contou o monsenhor. Em Roma, foi eleito presidente da Academia Bento Inácio de Azevedo – transformada em Centro de Estudos e Debates Teológicos no Seminário Rio-Brasileiro.

Para quem não sabe, ele fundou as Comunidades Eclesiais de Base, nas brancas areias de Tutóia, em 1965, no calor do período que se seguiu ao golpe militar de 64.

Monsenhor Hélio Maranhão é o mais idoso capelão militar, hoje na ativa, no Maranhão, no Brasil, nas Américas e no mundo. Há quase 31 anos, ele é capelão do papa, que o nomeou para ser um de seus capelães, a pedido de Dom Afonso de Oliveira Lima, primeiro bispo de Brejo.

Autor das Comunidades Eclesiais de Bases – CEBs e de belíssimos artigos, logo foi reconhecido e eleito membro da Academia Barra-cordense de Letras, da Academia Maranhense de Letras e da Academia de Ciências, Artes e Letras de Tutóia, pois como possuidor de uma linguagem fácil, porém rebuscada, a cada artigo e obra que nos ofereceu e nos oferece mostra o seu verdadeiro valor como imortal.

Um comentário: