domingo, 12 de julho de 2015

Tutóia mostrou sua força representado por vários seguimentos da sociedade no último dia 10/07


Tutóia, reúne-se com treze municípios dos Lenções Maranhenses para discutir o PPA, realizado no polo da cidade de Barreirinhas-Ma, no último dia 10/07, com a presença inesperada do governador <Flávio Dino>



Em evento realizado na cidade de Barreirinhas na última sexta-feira (10) centenas de líderes políticos e representantes de Sindicatos, Conselhos e Associações participaram de uma ampla discussão, de onde saíram propostas que serão avaliadas pela Secretaria de Estado de Planejamento-SEPLAN em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão e depois disponibilizadas em um síte na internet para consulta e votação popular. 

O 14º Encontro Regional denominado pelo Governo do Maranhão de Escuta Territorial reuniu doze municípios além do anfitrião, Barreirinhas, do Território Lençóis-Munim. Centenas de pessoas, além de secretários de Estado elaboraram 25 propostas que depois de votadas e escolhidas as principais pelos 217 municípios integrarão o Plano Plurianual -PPA- 2016-2019. Propostas estas que contemplaram os seguintes eixos temáticos: 

Eixo 1-Qualidade de vida: Saúde, saneamento, meio ambiente, esporte e lazer, habitação, infraestrutura e mobilidade urbana 
 Eixo 2– Desenvolvimento Socioeconômico: Trabalho, e renda, turismo, pecuária, pesca, e aquicultura, indústria e comércio. 
Eixo 3– Desenvolvimento Humano: Educação, Ciência e Tecnologia e Cultura. 
Eixo 4– Defesa Social: Segurança, Sistema Penitenciário e Turismo.
Eixo 4- Direitos Humanos: Assistência Social e participação popular.

Ao final do encontro o governador do Maranhão Flavio Dino participou de uma grande roda de conversas com  representantes de cada município, que na oportunidade reclamaram e cobraram ações do governo nas mais diversas áreas.

Dino, respondeu a cada questionamento (e não foram poucos) e disse que aqueles casos mais urgentes terão prioridade para serem resolvidos nos próximos dias. Acrescentou ainda que tem dedicado pessoalmente todo o empenho necessário em apenas seis meses de governo para garantir saúde, educação e melhor qualidade de vida ao povo maranhense.

Além das propostas do PPA, outras três foram aprovadas e constarão do Orçamento de 2016, eleitas como prioridades para serem implementadas na região do Delta das Américas, Lençóis e Munim, são elas: Construção de Hospital Regional  de Alta Complexidade;  Fortalecimento do serviço de assistência técnica e extensão rural – Ater/Atepa; e, Construir, ampliar e reformar escolas de Ensino Médio nos municípios.

Merece destaque no encontro o município de Tutóia que através dos líderes populares como por exemplo, o Sr. Elivaldo Ramos, tutoiense defensor das causas sociais solicitou do governador posicionamentos sobre os dois convênios destinados a água potável de Tutóia, convênios estes recebido pelo atual prefeito e pela CAEMA e que está parado. Diante deste questionamento, Flavio Dino determinou que sua assessoria entrasse em contato com o presidente da CAEMA, imediatamente, e em 5 minutos a resposta veio da seguinte forma: " A Caixa Econômica fez uma fiscalização e chamou  a empresa e mandou fazer um novo estudo, no intuíto de sanar alguma irregularidade e/ou adequação. Portanto, CAEMA e a Caixa estão chamando a construtora para que retorne a obra". Elivaldo replicou: Será que passará mais 15 anos sem água? Governador respondeu: Lhe garanto que em menos de 15 meses você terá água. 

Flavio Dino disse ainda que conhece a história que ele mesmo definiu como "lendária água de Tutóia".

Outro questionamento feito por Elivaldo Ramos foi o descaso com o Ensino Médio no setor transporte escolar. Objeto, inclusive de ação judicial. Tal decisão determinou que o município garantisse transporte e não está cumprindo. Dito isto, o governador falou que apenas 150 municípios do Maranhão fizeram o convênio e que não saberia dizer se Tutóia o fez. Mas, a Secretaria de Educação do Estado procurará o prefeito para tratar deste assunto. 

E, também, Flavio Dino determinou que a Superintendência Regional, na pessoa do Dr. Amilca,  resolvesse o problema diretamente sem passar pela prefeitura.  

Outro reclamante do transporte escolar foi o ex-vice prefeito de Tutóia Floriano Alves e o professor Didi do Arpoador. Dide entregou demandas documentadas às mãos da Secretária Adjunta de Educação a professora Ilma Fátima de Jesus.

Outra reclamação veio com veemência sobre a demora da entrega de títulos das terras, feita por Marcos da Seriema.  

Todos estes questionamentos foram respondidos pelo Governador de forma serena. O que o levou a tomar a decisão ali em público de vir em Tutóia dentro de 20 dias e realizar uma Audiência Pública com o povo tutoiense. Inclusive, pedindo a Chico Canavieira que coordenasse esse evento no município.

Participantes de Tutóia. Manuel da Emater, Chico Canvieira, Romildo do Hospital, Rodrigues ( Contador), Elivaldo Ramos ( Presidente do Sindicato dos servidores públicos), Floriano Alves, Pedro Costa ( Presidente do Sindicato Rural), Raimundo Sintraf ,Didi Arpoador, Chicão  ( Presidente da Federação das Colônias de Pescadores do MA), Jairo da Colônia Z-17 de Tutóia, Marcos Seriema, Professor João Evangelista / Porto de Areia, Gaum, Antônio Amaral, Ariston Caldas, Manuel da Emater, João da Mangueira, Maria José do Comum, entre muitos outros líderes. 

Elivaldo Ramos




Nenhum comentário:

Postar um comentário