terça-feira, 14 de julho de 2015

Recordando Tutóia 1961 durante alguns aspectos polítcos




Memória de 1961
Tutóia, 70 anos 1938-2008


Câmara Municipal em 1962, após a tribulada e violenta eleição de 1960, foi um dos mais calmos e tranquilo da história. José Matos, era o prefeito e desfrutava de grande prestígios e liderança, assumindo o comando do grupo em razão dessas qualidades e também após o velho líder Nemésio Neves, ter sido acometido de um grave problema de saúde.

Continuava a apoiar a dupla Líster Caldas e Mário Flexa Ribeiro, que nada trazia para o município. Eram candidatos a deputado federal e estadual, respectivamente, e velhos conhecidos do eleitorado local, pois desde 1954 se elegiam às custas de votos tutoienses.

Flexa, entretanto, teve de enfrentar dois novatos de peso. O primeiro Merval de Oliveira Melo, um advogado nascido no povoado Tabual, que durante vários anos exerceu o importante cargo de delegado do Iapetec, jornalista, foi durante anos autor da coluna “A voz da Ilha” no jornal O Imparcial, órgão dos Diários Associados do Maranhão. Além de ter boa redação, Merval Melo, era também um grande orador e, na sua primeira disputa, revelou-se um exímio estrategista político.

O segundo, em nível local, era outra forte liderança que começava a mostrar suas garras. Zilmar Melo Araújo, tutoiense nascido na rua Capitão Demétrio, na barra, tinha coo grande trunfo eleitoral um profundo conhecimento na área de enfermagem, adquirido durante sua passagem pelo exército, onde fez curso de cabo enfermeiro.


Depois de uma lona temporada em São Luis, voltou a Tutóia, em 1960 e logo procurou disseminar seus conhecimentos profissionais, principalmente no tratamento de doenças venéreas, que se transformara em verdadeira epidemia junto à juventude local. 

Merval, candidato a deputado estadual, e Zilmar, a vereador, deram início à formação de um novo grupo político que, naquele pleito, representaria a terceira força eleitoral do município.

Livro Odorico Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário