quinta-feira, 30 de julho de 2015

CONCURSO DE TUTÓIA REPERCUTE NOS BLOGS DO PIAUÍ



Modificações de questões do Concurso Público de Tutóia


Deu no Chamada Geral: Candidatos reclamam de um grave erro em concurso realizado em Tutóia-MA



Candidatos do concurso prestado no município de Tutóia – MA em 21 de junho, estão revoltados e decepcionados com o instituto Consep que realizou o concurso, empresa piauiense conhecida em nosso Estado. Uma das questões de Língua Portuguesa aplicada para os cargos de professor, tornou-se dor de cabeça para estas pessoas. O fato é que uma questão de português, que estava bem elaborada, de forma que das 4 alternativas, havia realmente apenas uma correta. No gabarito preliminar, divulgado pela Consep, a alternativa correta foi divulgada. Mas quando iniciou o período de recursos contra as questões, um candidato entrou com recurso solicitando a "correção" da questão, então para surpresa de todos, a alternativa que estava correta, a comissão deferiu o recursos e alterou para uma alternativa errada.
A comissão deferiu o recursos e alterou para uma alternativa errada
Após sair o resultado dos recursos e gabarito final no dia 20/07/2015, muitos candidatos ligaram para a empresa informando do equívoco, o atendente disse que era para formular uma contestação e enviar para a Consep para uma análise, no dia seguinte os candidatos fizeram, três dias depois a empresa divulgou o resultado dos recursos e para mais uma surpresa desagradável, os pedidos foram indeferidos com a alegação de que os recursos foram enviados fora do prazo com a seguinte frase: “Indeferido: Recurso intempestivo, prazo para interposição contra gabarito já ultrapassado”.
Os pedidos foram indeferidos com a alegação de que os recursos foram enviados fora do prazo
Um dos candidatos prejudicados por este equívoco esbravejou, “Isso é um absurdo, a empresa pede para que a gente envie uma contestação e depois diz que foi enviado fora do prazo e o pior, ligamos para lá e eles não atenderam as nossas ligações, isso é uma grande falta de respeito. Para a Consep, essa questão não deveria ser assunto de recurso, mas de total interesse em corrigir independente de recurso em busca de preservar o seu nome. O que aconteceu foi um “assassinato” das normas gramaticais da língua portuguesa. Esta modificação decorre de um recurso de algum candidato que de forma errônea, pediu a modificação da alternativa certa para uma inadequada ao que se pede no enunciado da questão”.

Candidatos afirmam ainda que a questão é de fácil interpretação em que tanto a frase do enunciado, quanto a alternativa, encontram-se comentadas em vários portais. 

Veja a questão polêmica nestes link’s: Passei Direto - Português Vestibular nos quais mostram tanto a frase do enunciado quanto a frase da alternativa como exemplos.
Quesito vale até 3 pontos na classificação
Outra candidata afirma que qualquer pessoa que tenha ao menos a base do ensino fundamental, certamente poderia responder a alternativa correta da questão em discussão. Essa correção errônea, prejudicou vários candidatos, pois este quesito vale até 3 pontos na classificação, “Nós candidatos tivemos despesas com inscrições, estadia e locomoção, estudamos e depois vimos nossas colocações lá em baixo na lista de classificação por um erro que é injustificável, esperamos que a empresa se retrate e, principalmente, devolva os pontos a quem acertou o quesito e reordene a lista de aprovados e classificados”, fala de uma candidata.

Por: Piracuruca ao Vivo

Situação idêntica aconteceu na prova de Geografia, onde modificações no segundo gabrito ocasionaram perda de 8 pontos para candidatos, após a empresa apresentar as modificações, sem apresentar as fundamentações para tais mudanças. Veja:



Após essa publicação, que foi no dia 20/07, alguns candidatos entraram com os recursos contestando as modificações, porém da mesma forma da prova de Português citada pelo Chamada Geral, a empresa apresentou a seguinte resposta:



Uma das questões em debates da prova de Geografia, que ocorreu modificação no segundo gabarito, foi a de número 39 que no gabarito Preliminar tinha como certa a alternativa "B", que para a maioria dos candidatos e de professores da área é a que exprime verdade sobre o enunciado, mas foi modificada para a alternativa "C", fazendo referência a mudança de sertanejo como nome do processo migratório ocorrido no passado em busca de melhores condições de vida, mudança essa que muitos candidatos afirmam ser Êxodo Rural.  

Veja a questão:



A modificação desta questão e da 36, fizeram alguns candidatos perderem 8 pontos, por serem questões específicas. Os candidatos prejudicados tiveram seus recursos indeferidos, ficando as alternativas que supostamente estão erradas como certas, deixando muitos em posições abaixo da relação de aprovados e outros fora da relação de classificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário