quarta-feira, 8 de julho de 2015

Reveja o vídeo que possa ter esfriado a corrida majoritária para as eleições de 2016 emTutóia






Eleições 2016 em Tutóia

Segue a indefinição faltando menos de um ano das Convenções Partidárias e somente dois nomes já é mais definidos pela população. Chico Canavieira e Alexandre Baquil. Enquanto o bloco dos seis vereadores e correligionários permanecem as incertezas entre eles quem será o terceiro nome escolhido.



Publicado no início deste ano quatorze pré-candidatos a prefeito por esse município para as próximas eleições de 2016, mas durante meses uma queda de braço se instalou no município entre os dois poderes Legislativo e Executivo.

O grupo de cinco vereadores que eram pertencente a ala do grupo do atual prefeito insatisfeitos com o projeto de governo racharam com o prefeito Diringa Baquil, e se fortaleceram pelo bloco da oposição, conseguindo derrubar o ex. presidente da Câmara Municipal, que tentava sua reeleição como presidente da Casa. Mas não conseguiu se manter na presidência da Câmara, levando a melhor na disputa o grupo dos seis liderado pelo ex. deputado e atual vereador Zé Orlando(SD), líder da oposição.

Meses depois a disputada queda de braço, seguiu-se aos tribunais do Maranhão, na decisão de uma eleição antecipada ocorrida no dia 21-05-2014, entre o atual presidente Antonio Francisco Caldas Fonseca e Alexandre Baquil(ex. presidente que tentaria sua reeleição pelo bloco do governo). Diante dos ocorridos no mesmo ano/2014, a justiça decidiu a favor do vereador Antonio Francisco(Antonio Chico), a legitimidade da Eleição em data regimental.

Por outro lado a Comarca(Justiça Eleitoral) de Tutóia, apurava atos de irregularidades ocorridos nas últimas eleições municipais de 2012, que citava o atual gestor por crimes eleitorais durante as eleições daquele ano. Foi então que o Juiz da Comarca de Tutóia, Dr. Rodrigo Otávio Terças Santos, dia 16 de Maio de 2015, julgou e cassou o diploma do atual prefeito Raimundo Nonato Abraão Baquil, por compra de votos.

Em 18/05/2015, a TRE-MA, por um dos Desembargadores plantonista, retornou Diringa Baquil, ao cargo de prefeito, onde ainda pela manhã a cidade já anunciava seu retorno através de uma Liminar. Uma multidão o aguardavam no distrito de Barro Duro, com centenas de funcionários e assessorias do seu governo

Às 17:00 horas do dia 18 de Maio/2015, em um discurso em um palco improvisado na praça dos Teremembés-centro de Tutóia, soltou o verbo para dezenas de populares que lhe acompanhavam desde a carreata saindo do Barro Duro a Tutóia, usando a frase: "Eles queriam somente pegar os recursos do FPM" mas não conseguiram. Um desabafo com seus ex. aliados expressou o prefeito Diringa Baquil, na tarde de 18/05/2015.

O ocorrido desse dois fatos políticos diante dos nomes cogitados a pré-candidatos a prefeito municipal de Tutóia, esfriou a corrida para chapa majoritária.

Veja os pré-candidatos cogitados na opinião pública para 2016

- Alexandre Baquil - Pertencente ao bloco do atual governo
- Chico Canavieira - Candidato natural pelo grupo da oposição e o segundo colocado nas últimas eleições de 2012.
- Grupo da Câmara pela oposição: (Fernando Gomes de Oliveira-popular "Binha" Antonio Chico)
- Outros que compõe o terceiro grupo da oposição também pré-candidatos(Advogado Aírton Paulo, Romildo do Hospital). Nomes que cogitam dentro dos bastidores a disputa nas próximas eleições.

Outros nomes surge na corrida como: Raimundo do Sintraf, Wellington Matos, Ex. Prefeito Egídio Júnior, Geisy da Colônia, Abdon de Andrade.

Talvez a cidade terá uma das mais costuradas alianças partidárias de sua história política.

Reveja o vídeo do Prefeito Diringa Baquil, após retomar o cargo na tarde de 18 de Maio/2015, agora sobre uma Liminar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário