sábado, 23 de setembro de 2017

Sou Tutóia. Me sinto idosa e cansada

A  esperança vencerá o medo

Consta no meu registro que só tenho 79 anos de emancipada, mais em outras fontes de busca sou mais idosa. Sou Tutóia, dos pescadores, de uma gente praiana que não me canso de oferecer aos meus mensageiros do mar, os recursos do alimento como: O peixe, camarão, caranguejo, ostra, sururu, marisco, camarão. Sou uma idosa e me chamam às vezes de princesinha do litoral da terra e do mar.

Meus 79 anos, como dizem por aí só reclamo que nos longos dos anos pela quantidade de comandante que me conduziram minha saúde era para está bem melhor em pleno século XXI, mas não desisto dos meus filhos, netos, bisnetos, pai, mãe, irmãos, parentes todos nascidos nesses confins do Maranhão. Somos todos da mesma raça, com a vontade de um dia encontrar quem verdadeiramente irá me valorizar. Sou idosa, mas às vezes me sinto abandonada. A ESPERANÇA VENCERÁ O MEDO. Estou nas mãos de um jovem enfermeiro, filho de pescador, mas no decorrer da sua jornada, rezarei para clarear seus pensamentos, suas caminhadas, sua vida, sua família, sua equipe de governo. Enfim estou com com uma idade e me sinto cansada de tantas promessas e no passar dos anos tenho sido mal cuidada. A luz está acesa nas mãos do jovem enfermeiro que conhece as dificuldades de uma velha cansada idosa de 79 anos. Já recebi meu primeiro conforto de ESPERANÇA, FÉ, OTIMISMO, no desejo que todos os meus filhos reconhecerão que valeu a pena acreditar no novo com a cara do povo. Minha idade, minhas experiências, tão cansada nesse final da estrada não penso jamais desistir, porque acredito no jovem enfermeiro que cumprirá suas trajetórias e chegará no término do seu compromisso onde iniciou em Janeiro/2017 e finalizará seu mandato em 2020. 

Apesar da minha idade venho assistindo minhas raízes familiares meio desestimulados com tamanhas dificuldades. É um tal de SUS, FUNDEB, CONVÊNIO, CALC, INADIMPLÊNCIA, mas minha idade cansada ainda consigo enxergar um novo horizonte para os próximos meses mesmo sabendo que querem me dizem que eu, não tenho mais jeito, e que sou desmotivada pela minha certa idade. Enquanto tiver forças nos meus músculos, poder abrir os olhos, os braços, movimentar minhas pernas, conversar com as pessoas enfim vou acreditar nesse novo comandante que precisa de vocês e no final de 2020, voltar a contar minha história. Agora vou repousar até breve. Autor desconhecido.


Carcaça do Navio Aline Ramos, cartão postal de uma das praias de Tutóia-Ma, Praia da barra.

3 comentários:

  1. Jovem enfermeiro que tar continuando a historia de mas um prefeito corrupto que so defende seus enteresses e de seus puxa saco aqueles que consta na folha de psgagento da prefeitura.

    ResponderExcluir
  2. Um jovem prefeito que mal paga seus funcionários! Que acha que gastar uma quantia x de dinheiro com educão é um exagero ?! Como? Se a mesma é o berço de tudo ! Tenho esperança que ainda mude o seu jeito de pensar e que cumpra o que prometeu !

    ResponderExcluir
  3. Um jovem enfermeiro que nao tem nenhum compromisso para dar uma saude para essa senhora idosa. que nao tem nenhum compromisso com a educação e nem com a população, pra falar a verdade, mais um prefeito pra sugar mais nossa cidade..

    ResponderExcluir