quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Tutóia recebeu na quarta-feira(13), Caravana Cultura Viva

Cidadania

Tutóia recebe a Caravana do Programa Cultura Viva
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, está promovendo a Caravana de Autodeclaração na Plataforma do Programa Cultura Viva. O encontro aconteceu no último dia 13. A caravana realiza acompanhamento e orienta grupos e entidades que articulam atividades culturais, que por sua vez almejam se transformar em novos Pontos de Cultura via cadastramento na plataforma da Rede Cultura Viva.
Artistas das mais variadas linguagens, tiveram a oportunidade de participar do encontro que abordou o reconhecimento que garante a estas entidades, chancela institucional importante para a obtenção de apoios e parcerias, e permite ainda que elas se articulem com os outros pontos da rede, a partir de afinidades temáticas ou de pertencimento a determinado território.
O cadastro possibilita ainda, acompanhamento permanente das atividades desenvolvidas pelo Ministério da Cultura, assim como de editais e eventuais articulações.  A caravana firmou parceria com a Prefeitura Municipal de Tutóia para que esta se torne multiplicadora no processo de mobilização e identificação de grupos culturais. A ideia é que a prefeitura, e secretarias de cultura e turismo, auxiliem grupos culturais com subsidio de informações.
Objetivo da ação foi mobilizar dos grupos e entidades atuantes no município ligadas à cultura de base comunitária, Indígenas, Quilombolas, de Matriz Africana, economia solidária, produção cultural urbana e periférica, cultura digital, cultura popular, com ampla incidência no segmento da juventude, abrangendo todos os tipos de linguagem artística e cultural como música, artes cênicas, cinema, circo, literatura, entre outras, para cadastro e certificação no Programa Cultura Viva. O secretário de Turismo, Giovani Junior considera que o encontro atingiu seu objetivo, pois reuniu artistas, profissionais e entusiastas da cultura.  Wellington Silva afirma que é preciso trabalhar cada vez mais no reconhecimento e valorização da cultura.

O blog, participou do evento e contribuiu ao dizer para os membros da Caravana Autodeclaração na Plataforma do Programa Cultura Viva, que os grupos folclóricos em Tutóia, terão uma oportunidade de se organizar para o ingressos das conquistas de recursos com elaboração de projetos sem depender exclusivamente do apoio da Prefeitura, e sim firmar as parcerias. Enquanto o setor privado precisa ser sensibilizado da potência que dispomos a nossa rica existente cultura, com seus ritmos diferentes.

  Fonte: SECOM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário