Memória Tutóia
1938 - 2008
As atividades comerciais do município de Tutóia, começaram em alguns dos grandes povoados que existiam no século XX. A hoje sede sempre se destacou com a intensa movimentação portuária, que teve início ainda no final do século XIX. Tutóia Velha, de acordo com informações de antepassados, se constituiu no maior centro comercial do futuro município, no final do século XIX e início do século XX.
Neste setor, quem mais se destacava era a família Ataíde, representada pelos irmãos Eusébio e José Ataíde. Ambos eram portadores de títulos nobiliárquicos, que lhes conferiam as patentes de coronéis da Guarda Nacional, adquiridos na época do Império.
Eusébio, além de forte comerciante, se dedicava a à criação de gado bovino, com um rebanho constituído de milhares de cabeças. Administrou seus negócios durante décadas e ainda teve fôlego para financiar e acompanhar a formação em medicina, em uma das melhores universidades do País, em Salvador - Bahia, do seu primeiro neto, Cândido Ataíde, que durante décadas fez história na vizinha Parnaíba.
Ele era filho de Artur Ataíde, o único herdeiro do coronel Eusébio. Ainda jovem, após a morte do pai, Artur, assumiu os negócios, administrando, principalmente, o imenso rebanho bovino, que conseguiu gerenciar com eficiência, até os últimos dias de sua vida, quando faleceu aos 90 anos. (a história continua).
Livro Tutóia 70 anos
1938 - 2008
Odorico Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário