Foi assim o mês de Março/2016 em Tutoia
Foto: Galeria em sessões diversas durante a semana. Dia 26.03.2016, pela 1º vez uma comunidade é mobilizada pelo poder público, pró-governo que tentava tumultuar a leitura de um dos processos que seria lido após o recebimento e acatado pela presidência da Mesa, de autoria do denunciante. Vereador Zé Orlando(SD), por atos de improbidade administrativa.
Foi preciso no mesmo dia a Polícia Militar, intervir a ação dos manifestantes, vindo de algumas comunidades adjacentes desse município. Tutoia-Ma.
Comunidades mobilizadas
Curralinho, São Bento, Belágua, Santa Rosa I, II, Porto de Areia, Jardim, Paxicá, Bairro São José, Cocal, Surrão, São Gregório, Passagem Velha, Barro Duro, Lagoinha, Tutoia Velha, Seriema... etc.
Comunidades mobilizadas
Curralinho, São Bento, Belágua, Santa Rosa I, II, Porto de Areia, Jardim, Paxicá, Bairro São José, Cocal, Surrão, São Gregório, Passagem Velha, Barro Duro, Lagoinha, Tutoia Velha, Seriema... etc.
Turbulência e bem agitada no cenário da política onde uma pequena massa povo presente na galeria acompanharam um momento histórico. Oito vereadores da oposição foram a favor e 4 da base do governo, foram contra a leitura. Mas a votação foi concluída pela abertura do processo onde a Presidência da Mesa Diretora da Câmara, acatou o pedido de denúncia de um dos vereadores Líder do bloco da oposição, Zé Orlando(SD), em desfavor do Poder Executivo.
Mesa Diretora: Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário
Foto: Esquerda da sua tela. Zé de Mar(PRB), Maria do Carmo(PSD), Paulo Roberto(PV). A direita: Alexandre Baqui(PV), Rafael Fonseca(PHS), galeria
Irregularidades foram constatadas segundo o Líder da oposição, e agora serão investigados pela CPI, já instalada na Casa Legislativa, com as Comissões Parlamentares e Processantes, formadas.
Mas um dos primeiro feito já aconteceu onde foi aprovado pela base da maioria que agora é 8, da oposição, quando decidiram na última quarta-feira(30), a fastar o vereador Christian Noronha(PRP), por motivo de QUEBRA DE DECORO PARLAMENTAR, segundo a Lei Orgânica e o Regimento Interno da Câmara Municipal.
Realizado
Sorteio que definiu os seis membros que irão compor a Comissão Processante da Câmara Municipal, para apurar as denúncias e atos de irregularidades do Poder Executivo. A data já é bem histórica pela primeira vez um gestor perde força aliada em menos de seis meses, e já terá com uma sombra de investigação com 8 vereadores da oposição em maioria da Casa.
Sorteados: Para a Comissão Processante... Romildo do Hospital(PSDB), Elias(PSC), Enilson Santos(PP), Pedro Agripíno(SD), Zé Orlando(SD).
Observação: O vereador Romildo do Hospital, foi sorteado para compor as duas Comissões, fechado na quantidade der seis membros. As próximas semanas poderá ser de grandes expectativas para a sociedade Tutoiense, em meio as injustiças dos serviços públicos no município que não vai bem com a população de quase 70 mil habitantes.
Votação dos membros da "Comissão Processante" Foto: Advogados(Eduardo, Aírton Paulo). Vereadores: Alexandre Baquil(PV), Zé Orlando(SD), Zé de Mar(PRB), Elias(PSC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário