segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Em nota, Embratur desmente factoides publicados em jornal de Sarney


Via Blog. Marrapá
dot Em nota, Embratur desmente factoides publicados em jornal de Sarney
Segue, em anexo, Nota de Esclarecimento em relação a reportagem publicada hoje pelo jornal O Estado do Maranhão.
Brasília, 16 de fevereiro de 2014
DIREITO DE RESPOSTA – ESCLARECIMENTO DA EMBRATUR
A respeito de matéria veiculada por este jornal, neste domingo (16/fev), apontando supostas irregularidades relacionadas a contrato de informática mantido pela Embratur, temos a esclarecer:
1 – O contrato abordado na matéria é de 2009, quando houve adesão a uma Ata da Universidade Federal da Bahia. Na época, a adesão à Ata foi antecedida de pesquisa de preços de mercado, com base no parque tecnológico da Embratur, e não da citada Universidade. O valor do contrato de 2009 era de R$ 5.169.147,48.
3 – Em agosto de 2011, por decisão do recém-empossado presidente Flávio Dino, todos os contratos da Embratur sofreram auditoria compartilhada pela Controladoria Geral da União (CGU) e Auditoria Interna da Embratur. O trabalho foi concluído em março de 2012, quando a CGU não apontou nenhuma irregularidade ou fez qualquer ressalva em relação ao valor do contrato de informática, razão pela qual foi efetuada a renovação.
4 – Na renovação com a empresa de informática, em junho de 2012, a Embratur optou pela redução dos serviços contratados, o que levou à economia de quase 50% dos recursos públicos envolvidos, reduzindo o valor total do contrato para R$ 2.999.999,97.
5 – Somente em agosto de 2013, após o término do contrato oriundo da adesão à ata, a CGU passou a questionar aspectos do contrato, que foram devidamente respondidos pela área técnica da EMBRATUR. Reiteramos o ponto de vista técnico de que não há nenhuma despesa antieconômica no citado contrato.
6 – As controvérsias técnicas ainda existentes serão debatidas perante o Tribunal de Contas da União, que ainda vai julgar as contas de gestão relativas ao ano de 2012.
7 – Esclarecemos que o parecer da CGU é que as contas do gestor Flávio Dino relativas a 2012 são regulares, e não irregulares.
Mariza Garcia Avalone
Coordenadora de Suporte Tecnológico
Nadja Maria Mehmeri Lordelo
Auditora-Chefe

Nenhum comentário:

Postar um comentário