quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

SÃO PAULO - ROBÔ FAZ CIRURGIAS NO INSTITUTO DO CÂNCER

Robô começa a fazer cirurgias no Instituto do Câncer de São Paulo

Equipamento deve beneficiar 1 070 pacientes em três anos de pesquisa




Revista Veja!


Cirurgia feita por um robô
Robô fará cirurgias urológicas, ginecológicas e torácicas, entre outras 
Pela primeira vez, um robô foi incorporado à equipe de cirurgiões de um hospital público do Estado de São Paulo. O equipamento, apresentado nesta quarta-feira, 19, está funcionando no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e já fez três cirurgias, todas de retirada de próstata. A primeira delas foi realizada no dia 7 de fevereiro.
A tecnologia faz parte de um projeto de pesquisa do Icesp que vai avaliar a eficácia e a segurança da cirurgia robótica em comparação com as técnicas tradicionais. Cerca de 1.070 pacientes devem ser beneficiados no período de três anos da pesquisa.
Remoção da próstata em cirurgia com auxílio de robô não é melhor que método tradicional, diz estudo

Segundo o governador Geraldo Alckmin (PSDB), além de cirurgias urológicas, o robô fará ainda procedimentos ginecológicos, torácicos, do tubo digestivo e da cabeça e pescoço. “A robótica pode trazer muito mais segurança, mais precisão ao cirurgião, menor internação, menor sangramento, muitos benefícios”, disse o governador. Embora tenha sido apresentado por Alckmin em evento para a imprensa, o robô, de 10 milhões de reais, foi pago pelo Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário