quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Mais três cubanos abandonam o Mais Médicos, dentre eles, um que estava no MA

Via Blog.Raimundo Garrone


No total, cinco profissionais cubanos deixaram o programa sem justificativa; outros 22 voltaram para Cuba 
ANDRÉ DE SOUZA ( O GLOBO)

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, falou aos jornalistas na tarde desta terça-feira - Foto: Jorge William / Agência O GloboBRASÍLIA – O ministro da Saúde, Arthur Chioro, informou nesta terça-feira que mais três profissionais cubanos abandonaram o programa Mais Médicos. Esses médicos trabalhavam nos municípios de Rio do Antônio, na Bahia, Belém de São Francisco, em Pernambuco, e Timbiras, no Maranhão. O ministro não soube dizer o paradeiro deles.
Nos últimos dias, vieram a público o caso de dois cubanos que deixaram o programa: a médica Ramona Matos Rodríguez, que trabalhava em Pacajá (PA), e o médico Ortelio Jaime Guerra, que atuava Pariquera-Açu (SP).
Na semana passada, o ministro já havia dito que 22 médicos cubanos, de um total de 5.378, haviam se desligado do programa. Todos eles justificaram a desistência e formalizaram o desligamento: 17 por problemas de saúde, inclusive dois que caíram do telhado, e cinco por razões pessoais. Os cinco novos casos – incluídos Ortelio e Ramona – não justificaram o afastamento do programa. O processo de desligamento de Ramona está sendo finalizado. Os outros quatro ainda vão ser notificados.
— Aqueles 22 (desligamentos) foram formalizados, ou por problemas de saúde e ou porque tiveram problemas pessoas e pediram para voltar e houve acordo. O que eu estou comunicando é que nos últimos dias, de sexta-feira para cá, o Ministério da Saúde foi recebendo comunicações ou das coordenações estaduais ou por parte dos municípios da situação de infrequência de quatro profissionais cooperados (cubanos), e um deles público (Ortelio), que nós fomos notificados anteontem à noite — afirmou Chioro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário