quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Coordenador do Sintraf Raimundo Monteiro realizou parceria com a Secretaria de Educação no PAA



Sindicato do Sintraf de Tutóia, na pessoa do Sr. Raimundo Monteiro(coordenador da Instituição) reuniu-se ontem quarta-feira(5), formando parceria com a Secretaria de Educação, no cadastro do PAA, juntos aos 60 sócios beneficiados na primeira fase do Programa!







Veja o que é o PAA


Programa de Aquisição de Alimentos

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. 

O PAA também contribui para a formação de estoques estratégicos e para o abastecimento de mercado institucional de alimentos, que compreende as compras governamentais de gêneros alimentícios para fins diversos, e ainda permite aos agricultores familiares que estoquem seus produtos para serem comercializados a preços mais justos. 

O Programa propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais. Os produtos são destinados a ações de alimentação empreendidas por entidades da rede socioassistencial; Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição como Restaurantes PopularesCozinhas Comunitárias e Bancos de Alimentos e para famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, esses alimentos também contribuem para a formação de cestas de alimentos distribuídas a grupos populacionais específicos.

Instituído pelo artigo 19 da Lei 10.696/2003, o PAA é desenvolvido com recursos dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA). As diretrizes do PAA são definidas por um Grupo Gestor coordenado pelo MDS e composto por mais cinco Ministérios. 

O PAA é implementado por meio de cinco modalidades, em parcerias com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), governos estaduais e municipais. Para participar do Programa, o agricultor deve ser identificado como agricultor familiar, enquadrando-se no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A identificação é feita por meio de umaDeclaração de Aptidão ao Pronaf (Dap).

Um comentário:

  1. Olá.
    Venho através deste, informá-los de que, quem manifestou interesse em primeira instância foi a Secretaria Municipal de Educação na pessoa da coordenadora do PAA Diana D'ark. Não tendo esta, contato com os agricultores, os chamados agricultores familiares,(uma vez que o programa está voltado para este público), dirigiu-se ao SINTRAF, para que o Sr. Raimundo o auxiliasse no contato com os mesmos, já que este é, o coordenador desta instituição. Para, além disso, procurou-se também, a Secretaria Municipal de Agricultura e associações.
    Portanto, que fique claro o que se prioriza dentro de um trabalho, trabalho este, que vem beneficiando a população de Tutóia. Sou grata pela colaboração do Sr. Raimundo. Entretanto, meu manifesto em seu blog, é pelo teor da descrição da parceria. Entende-se, que expõe somente a colaboração do Sr. Raimundo. Quando na verdade, existe uma PARCERIA. Só para lembrar, são apenas 38 agricultores do SINTRAF que participam do programa, e não 60, como o Sr. Antônio Amaral mencionou. E por fim, que fique claro: quem promoveu e promove as reuniões no que se refere ao Programa de Aquisição de Alimentos-PAA, é a coordenadora Diana D'ark. Portanto, mais uma vez, grata Sr. Raimundo. E ao Sr. Antonio Amaral, que faça uma verificação antes, para postar e/ou divulgar algo. Sem mais para o momento.
    Att.
    Diana D'ark

    ResponderExcluir