terça-feira, 4 de novembro de 2014

Maranhão é um dos estados onde há maior número de inadimplentes



Foi traçado um mapa geral da inadimplência no Brasil juntando dados referentes ao primeiro semestre do ano

Jornal Imparcial


Conforme uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o Maranhão apontou um significante aumento de inadimplência em 2014 e está entre os cinco estados do Brasil que registraram o maior inadimplemento, sendo eles: Maranhão (13,21%) e Rio Grande do Norte (11,70%), do Nordeste. Dois da Região Norte, o Amapá (13,20%) e o Acre (12,42%), e um do Sul, o Paraná (12,74%).

Foi traçado um mapa geral da inadimplência no Brasil juntando dados referentes ao primeiro semestre do ano. O estudo foi montado de forma abrangente pela primeira vez e tomou como base todos os municípios brasileiros com população acima de 1.000 habitantes, revelando que existem diferentes índices de inadimplência de acordo com a maneira que o tema é avaliado – por cidades e regiões brasileiras. Apesar de o Maranhão estar como um dos líderes no ranking dos inadimplentes, as regiões que concentram mais devedores são a Norte, atingindo 31,1% da população, em seguida o Centro-Oeste, com 26,4%. 

Em relação às avaliações das dívidas atrasadas há mais de 90 dias e com valores acima de R$ 200,00, os inadimplentes totalizam 35 milhões de pessoas, o equivalente a 24,5% da população. Outro dado curioso revelado através da pesquisa feita pelos economistas da Serasa Experian é que o interior do Nordeste possui um baixo índice de inadimplência, pois grande parte dessa população ainda não possui acesso ao crédito, o que resulta em poucos endividados em relação ao tamanho da população. “A inadimplência no comércio tem certa sazonalidade, em geral é maior no primeiro semestre. Os registros de inadimplência geralmente aumentam em março, abril e maio e a explicação da CDL é que são dívidas contraídas com as compras natalinas, pois geralmente no início do ano as pessoas têm muitas despesas com escola, IPTU, IPVA e imposto de renda e acabam deixando de pagar o cartão e os crediários das dívidas feitas no ano anterior. A partir do segundo semestre começa a diminuir o volume da inadimplência e, em geral, nos meses de setembro, outubro e novembro a queda no número de inadimplentes é acentuada”, informou a Câmara de Dirigentes Lojistas  de São Luís.

O registro da inadimplência no SPC é feito pela empresa credora e quem é registrado fica impedido de fazer novas transações no comércio. Além disso, a pessoa negativada fica impedida de solicitar financiamento bancário e abrir cadastro para aquisição de casa própria. Sobre o processo de quitação de dívidas, CDL acentuou: “A recomendação da é que o inadimplente procure a loja (empresa credora) e tente negociar. Somente o lojista pode fazer isso e, em caso de renegociação, assim que o devedor paga a primeira parcela da renegociação seu nome sai do cadastro do SPC”.


5 Dicas para limpar seu nome

1. Faça uma análise e veja que loja ou instituição indicou seu nome na lista de maus pagadores. O SPC, a Serasa e os cartórios de protesto devem fornecer essa informação de graça. Outra maneira é fazer esse procedimento online;

2. Realize negociações com o banco ou loja que você deve e quite a dívida através de parcelamentos, a idéia é ir de pouco a pouco. O nome só ficará limpo com a conta paga, mas é possível uma redução no valor, descontando taxas como juros e multas;

3. Guarde o comprovante de pagamento. Confira também se ele está com o valor correto que foi pago;
4. Para quem tem o nome negativado por conta de cheque devolvido ou título protestado deve ir primeiro ao banco e no cartório. Nesse caso, o banco ou o cartório poderão cobrar uma taxa;

5. Confirme se o seu nome realmente saiu do SPC e da Serasa. Os próprios bancos, lojas e cartórios são obrigados a tirar o nome da lista após o pagamento da dívida. O prazo para isso acontecer é de 5 dias úteis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário