quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Primeiro Encontro Municipalista no Maranhão nos dias 29 e 30 deste mês



Santa Inês sedia encontro preparatório para a 1ª Marcha Municipalista do Maranhão



Famem - Reunião em Santa Inês 0
Evento está sendo organizado pela Famem e acontece nos dias 29 e 30 deste mês, em São Luís
Santa Inês recebeu no último dia nove, os prefeitos dos municípios de Pindaré; Igarapé do Meio; Monção; Governador Newton Bello; Bom Jardim; Itaipava do Grajaú; Olho D’Água das Cunhãs; Cajari; e Alto Alegre do Pindaré (representando por um secretário) para uma reunião preparatória para a primeira Marcha Municipalista do Maranhão. O evento acontece em São Luís, nos dias 29 e 30 deste mês. O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Gil Cutrim abriu o evento apresentando as boas vindas a todos as autoridades presentes e comentou a respeito da importância da realização da Marcha Municipalista. “Vamos debater sobre o momento atual do nosso País e apresentar as angústias que ocorrem nos municípios”, disse Gil Cutrim
Falando como anfitrião do encontro, o prefeito Ribamar Alves defendeu que a marcha será de suma importância para esclarecer dúvidas a respeito do momento pelo qual passam os municípios. “É uma forma democrática de expormos nossos problemas e defender e vinda de melhorias para todos os municípios, sem prioridades e de forma igualitária”, disse o prefeito. A palavra foi franqueada para que todos os prefeitos fizessem suas colocações e sugestões e todos concordaram em participar da marcha em defesa dos municípios.
 PROGRAMAÇÃO
Marcha tem como tema “Crise e Conscientização – Prefeitos Em Busca de Soluções”, uma alusão às dificuldades financeiras pelas quais passam as cidades maranhenses devido a queda constante de repasses do FPM.
A programação será composta de oficinas temáticas, que abordarão temas de interesse da municipalidade – comunicação e negociação no setor público, elaboração de projetos e práticas sociais, licitações e contratos, operacionalização do Siconv – e reuniões políticas. A primeira reunião política ocorrerá na manhã do dia 29 envolvendo gestores municipais, deputados estaduais e deputados federais. Cada regional do estado escolherá um representante (prefeito ou prefeita) para apresentar as demandas municipais.
No período da tarde, será abordado o tema “Judicialização da Gestão Municipal” com representantes do Ministério Público, Poder Judiciário e Tribunal de Contas do Estado, por exemplo. No dia 30 pela manhã, bancadas de deputados estaduais e federais voltarão a se reunir com prefeitos para discutir projetos de interesse dos municípios. À tarde, ocorrerá plenária com o governador Flávio Dino e secretários estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário