sábado, 17 de outubro de 2015

Projeto Cais do Porto deve estagnar nas promessas da Prefeitura Municipal de Tutóia



Cajazeiras Urgente 


Uma área ambiental próximo do desembarque do pescador daquela comunidade  "O CAIS DO PORTO" nasceu com a necessidade no melhoramento da qualidade de vida de centenas de moradores que vivem ainda da pesca e da cata do caranguejo daquela região.


Igarapé que interliga a Construção do "Cais do Porto" Liberado pela licença ambiental - APA

Na necessidade de todos que ainda buscam como meio de sobrevivência veio a iniciativa da comunidade em criar o MOVIMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO, MOBILIZAÇÃO, E AÇÃO NO INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DO PROJETO.

Atendendo as exigências e normas dos Órgãos Ambientais, técnicos do APA, Conselhos, projetistas, o Projeto Cais do Porto de CAJAZEIRAS URGENTE, ainda não foi possível a própria comunidade buscar via Instituição Bancária uma das mais importantes execuções da construção que é o valor da obra(financiamento). Por ser uma comunidade carente e não recebe atenção do Poder Público(Prefeitura), uma associação de moradores ainda busca resolver os requisitos burocráticos  para uma futura aprovação Bancária em benefício da obra, que já teve suas fases iniciais.

Vários voluntários tiveram uma parte fundamental em seu pontapé inicial do projeto que culminou em sacos de cimento, areia, ferro, pedra, mão de obra, transporte como caçamba e patrol. Mas o que não se imaginava-se que a AÇÃO DE INICIATIVA DA COMUNIDADE, fosse tomar tamanha proporção e repercussões nos últimos meses.

Por ser uma área pesqueira e de sobrevivência daqueles que lá vivem, as promessas de governos que passaram na administração desse município há décadas só restaram promessas de campanha, segundo testemunhos de moradores que o CAIS DO PORTO, seria construído após os resultados das urnas e assim vem gerando mais uma lenda na rotina da comunidade.

A estagnação do MOVIMENTO CAIS DE CAJAZEIRAS URGENTE, liderados por moradores nascido na comunidade, resolveu encaminhar no mês passado um BAIXO ASSINADO, a CÂMARA MUNICIPAL DE TUTÓIA, que acatou o pedido com mais de cinquenta pessoas moradoras natos da comunidade. Requerendo em seu pedido uma atenção da Casa Legislativa, composta por treze vereadores. Ou seja seria uma das obras do município se o modelo de gestão estivesse um olhar voltados para as comunidades. 

Mas como se seguiu um BAIXO ASSINADO, solicitando ao Sr. Presidente do Legislativo, a leitura da reivindicação ou uma transformação em um projeto de lei, surgiu na pauta do dia algumas discussões direcionada a comunidade de CAJAZEIRAS, desde a caixa dágua que lá está há três anos sem água, poço artesiano que deixou de funcionar em prol das famílias, por falta de manutenção da Prefeitura Municipal.

Um dos vereadores da base do governo percebendo a reivindicação via BAIXO ASSINADO, resolveu afirmar a palavra de compromisso ao levar ao Prefeito Municipal, o pedido urgente.

Foi na tribuna que o mesmo solicitou o orçamento da obra, e daria a resposta aos organizadores do MOVIMENTO CAIS DO PORTO, muito em breve. E não foi isso que aconteceu na quarta-feira(14), quando a pauta voltou ser lembrada por outro vereador da oposição, ao ser perguntado se já havia resposta da Prefeitura Municipal, a comunidade de CAJAZEIRAS URGENTE...

No calor de fortes discussões que acontecia o vereador da base do governo, não deu mas aquela segurança que havia se comprometido junto a comunidade que estaria sendo o interlocutor do BAIXO ASSINADO e da agilidade da obra. Já quem tem o dever na assistencialização de qualquer comunidade é a própria Prefeitura.

Resta esperar até quando a conclusão do andamento da obra CAIS DO PORTO??? já que não passou em seu início da obra por um projeto de Lei.  Mas o Executivo, vem concluindo obras inacabadas nos quatro cantos do município, sem passar pela Câmara municipal, como mesmo afirmou na tribuna o líder da oposição.

O encaminhamento adequado deva acontecer com a cobrança ´popular, como aconteceu na quarta-feira(14), centenas de moradores adentraram as instalações da CÂMARA MUNICIPAL, para requerer apoio dos treze vereadores em uma decisão da Justiça, que deu o direito de reintegração de posse a seu titular dono, mas a comunidade se sentiu prejudicada com a decisão e procurou um apoio do Legislativo, assim foram as alegações de um dos militantes do grupo protestante ao usar a tribuna da Casa.

Apesar de ser fatos e acontecidos bem diferentes mas desperta à atenção de outras comunidades se tratando de omissão do Poder Público. 

Aguardamos pra crer, se MOVIMENTOS, serão organizados  pelas comunidades nas cobranças feitas com a Prefeitura Municipal ou ao Legislativo. o que seria o cumprimento do dever. CAJAZEIRAS... MOVIMENTO CAIS DO PORTO -Tutóia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário