quinta-feira, 23 de junho de 2016

PARECER DO RELATOR É CRUCIAL NO AFASTAMENTO DO PREFEITO DE TUTOIA




Tutoia, vive momentos de estagnações pela máquina pública e os desacordos entre os dois poderes(Executivo e Legislativo). Pequeno histórico!!!

Imagens, das instalações interna da Casa. 22/06
Orlando, líder da bancada oposicionista foi crucial na leitura de seu PARECER!


Aconteceu, ontem na SESSÃO EXTRAORDINÁRIA, sobre a presidência do vereador Antonio Francisco Caldas Fonseca(Antonio Chico), que aparentemente seria calma na tarde de quarta-feira(22), no prédio da Câmara Municipal de Tutoia, localizado na Praça Getúlio Vargas, a aprovação crucial do PARECER, do vereador Orlando(SD). E nos últimos dois anos a sociedade tutoiense, tem acompanhado em meio um pé de guerra entre os dois poderes, Executivo e Legislativo,

Tudo começou desde quando se levantou nesse município especificamente nas instalações da Casa, o primeiro grupo de OPOSIÇÃO, contra o Executivo, criado e fortemente político por ex. aliados do atual governo que se decepcionaram com o MODELO DE ADMINISTRAÇÃO, que tentava implantar o Prefeito Diringa, e ainda no ano de 2009. Período esse que o ex. Deputado Zé Orlando, hoje atual vereador e líder da OPOSIÇÃO, se tornando forte ex. aliado no ano de 2012, quando disputou as eleições municipais e foi eleito vereador e no mesmo ano conseguiu fazer um bloco de dupla opositor com o vereador afastado Christian Noronha(PRP), atualmente pertencente a base do governo hoje afastado.

Em 2012 , na época o Poder Executivo, conseguiu montar na Câmara, uma bancada da maioria na base que protegia o governo de Diringa Baquil(PSD). Mas durou pouco meses o modelo de tratar seus aliados. No passar dos meses, não era o mesmo tratamento respeitado que obtinha quando precisou ser eleito a primeira vez em 2009 e jogando os pés. Zé Orlando(SD), com sua grande experiência na vida pública, ex. Deputado, ex. Secretário de governos de estado, instalou após eleito suas grandes experiências no cenário político municipal de Tutoia, na Casa Legislativa, assim que havia rompido com Diringa, que já não compartilhava um modelo de gestão ao lado de seus ex. aliados.

Assim a Casa Legislativa, de forma gradualmente vinha se transformando em uma das mais acirradas disputas e discussões em temas polêmicos, que tentava empurrar o Executivo, alguns projetos de Lei, e como conhecedor de causa e as decisões que conhecia de perto Orlando, do grupo que havia rompido. A Casa dos treze, nunca mais foi a mesma desde 2012, quando se começou a combater as irregularidades na plenária da Câmara, por esse Município.

Orlando vereado(SD), líder do bloco da oposição, tem se fortalecido ganhando aliados de dois para oito, em menos de dois anos, nas deficiências do modelo de gestão do governo agora afastado, que se transformou no mundo político por esse município, um dos maiores adversário(opositor), contra as mazelas que vem assolando a sociedade de Tutoia, nos últimos sete anos e seis meses. Vários histórico no cenário desse município, já tem despertado a opinião pública, diante dos fatos entre os anos 2012 a 2016.

Veja alguns

Ex. aliados, liderados pelo vereador Zé Orlando(SD). com suas bases fortalecidas e não concordando com o modelo de gestão que vinha se seguindo, no ano de 2014, já com uma articulada eleição antecipada, que elegeria o novo presidente da Câmara Municipal, para o biênio. Orlando(SD), venceu a primeira batalha ao lado de sete novos aliados, por sete votos a um, elegendo o vereador Antonio Chico(PMDB-presidente), e meses depois o município nunca mais seria o mesmo após os resultados da eleição antecipada ter seguido os corredores dos tribunais do Maranhão, quando o líder do governo Alexandre Baquil(PV), resolveu recorrer sobre os resultados da votação.

O histórico é bem longo, entre os anos de 2009, 2012, 2014, 2015, 2016, ao surgir no cenário cassação, afastamento e perda de mandato entre os dois poderes Legislativo e Executivo. Mas o cenário tem pegado fogo nos últimos meses em decisões dos tribunais do Ma e na Comarca de Tutoia, dessa vez um momento histórico marcará na memória das famílias tutoiense, mais uma bombástica notícia ocorrido na tarde de 22 de Junho de 2016, diante da leitura de um PARECER, elaborado nas apurações de indícios de IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, do gestor afastado e aprovado por sete votos a 4, em uma Sessão Extraordinária, realizado na tarde de 22-06-2016, que mobilizou os prós e os contras, no centro da cidade e de frente a Casa Legislativa, para acompanhar o afastamento do Prefeito da cidade, Raimundo Nonato Abraão Baquil(Diringa), que segundo o RELATOR, não há dúvida da infração de Responsabilidade praticado por IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA.





Nenhum comentário:

Postar um comentário