segunda-feira, 20 de junho de 2016

Resumo da Câmara. Tutoia anda lenta no clamor da Segurança Pública



Câmara em Foco... Mais uma sessão sem discutir os acontecidos em desordem dos últimos meses no município!


Resumo do dia. Líder da Oposição reforça o possível afastamento do Prefeito de Tutoia, por IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, na instalação das Comissões Processante, atualmente na ala de 8 vereadores. São Eles.

. Zé Orlando(SD)
. Pedro Agripino(SD)
. Elias de Aquino(PSC)
. Zé de Mar(PRB)
. Binha(PRB)
. Enilson Santos(PP)
. Antonio Chico(PMDB)
. Romildo do Hospital(PSDB)

Em minoria a segunda ala, da base do governo. São eles.

. Alexandre Baquil(PV)
. Maria do Carmo(PSD)
. Paulo Roberto(PV)
. Rafael Fonseca(PHS)
. Bernardo Bento(PRP)

Questionado durante a tribuna, pelo vereador da base do governo, Paulo Roberto(PV), que combateu o vereador Zé Orlando(SD), que anunciou as  instalações das Comissões Processante, que apura e investiga irregularidades na gestão do Prefeito Diringa Baquil(PSD), dos últimos anos, por ato de Improbidade Administrativa. Paulo Roberto, vereador, disse que a Comissão não se sustenta pelo número de vereadores que não rege os dois terços, que constitui o Regimento da Casa Legislativa ou CF-Constituição Federal. 

Orlando, líder do bloco da oposição tem sido entre os vereadores da esquerda, um forte combatente na tribuna da Casa, em meio aos escândalos anunciados em sessões passadas contra a gestão atual. Mas gerou discussões quando veio atona o subsídios(salários), do vereador Bernardo Bento(PRP), que está sem receber desde quando assumiu a vaga deixada pelo vereador afastado Christian Noronha(PRP). Segundo  Orlando, o direito de recorrer a segunda Instância da Justiça, para receber posse o suplente Bernardo Bento, somente ele terá que resolver o porque do impedimento até nessa data sem receber seus vencimentos, já que o outro vereador Christian, mesmo afastado continua recebendo(Lei).

Os problemas de desordem do município, não foi assunto de exclusividade em meio os índices assustador de assaltos que ainda assolam em toda região com roubos de motos e aparelhos celulares por falta de ordem na administração pública. 

A notícia que caiu como uma bomba no final de semana voltou ser pauta de discussão entre os vereadores Orlando e Alexandre, com a notícia da reportagem da equipe da Rede Globo, que mostrou para todo Brasil, alguns prédios públicos do município sem iluminação pública, e com uma dívida de quase 9 milhões de reais à Companhia de Energia do Maranhão(CEMAR). 

Vereador Paulo, tentou defender que essa dívida está sendo empurrada com a barriga desde quando seu irmão foi Prefeito de Tutoia, na era de 1993 a 1996. Mas enquanto falava Orlando, retrucou ao afirmar que a marca do erro, na atual gestão, já é de praxe desde 2009, quando Diringa, assumiu e continua o desordenado município.

Aguardamos pra ver o desfecho de tudo isso discutido em sessões da Casa, e pouco interesse por parte de alguns parlamentares que só balançam a cabeça ao passarem algumas imagens que tudo está dentro dos seus conformes nesse município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário