sábado, 18 de junho de 2016

Tutoia. O tradicional arraial nos dias de "São João" vem perdendo sua força maior. Valores da cultura



Noites de  São João no mês de Junho em Tutoia


Uma festa tradicional, com dezenas de brincadeiras genuinamente tutoiense e que poderia movimentar a cidade ao longo de nove dias(noites), se fossem  realizados brilhantemente com aqueles arraiais, que deu-se início no ano de 1972, fundado pelo saudoso ex. Prefeito Antonio José Neves Rodrigues,  falecido neste mês/2016. As noites de São João, voltaram com a força da cultura e apoio no ano de 1998 a 2004, na gestão do ex. Prefeito Egídio Francisco Conceição Júnior. Com o sucessor ex. Prefeito Zilmar Melo Araújo, as raízes culturais foram fortalecidas. Mas se percebe que no ano de 2009 a 2015, vem sofrendo suas decadências pela falta dos incentivos e seus apoio com os grupos folclóricos genuinamente tutoiense. 
Assim seria o São João 2016 de Tutoia, evento promovido pela prefeitura municipal e até nessa data pouco se comenta quantas noites serão entre 4, 5, e a cada ano vem perdendo sua maior expressão popular que é aquela alegria de antes com mais incentivos aos grupos folclóricos.
Suas tradicionais noites sempre manteve a cultura entre os dias 23 a 29 de Junho, data essa também com o seu final muito festejado com a Procissão de São Pedro, festa do pescador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário