sexta-feira, 17 de junho de 2016

Suspeitos gravaram três vídeos com vítima de estupro desacordada no PI


Quatro suspeitos do estupro coletivo no PI foram presos nesta quinta-feira. Todos os presos confirmaram participação no crime, diz delegado.

Pedro Santiago Do G1 PI
Suspeitos de estupro coletivo em Sigefredo Pacheco foram apresentados pela Polícia Civil em Teresina (Foto: Pedro Santiago/G1)
Suspeitos de estupro coletivo em Sigefredo Pacheco foram apresentados pela Polícia Civil em Teresina (Foto: Pedro Santiago/G1)
Após a prisão de quatro suspeitos de participarem do estupro de uma jovem de 21 anos em Sigefredo Pacheco nesta quinta-feira (16), o delegado Laércio Evangelista, responsável pela investigação, afirmou que além do vídeo compartilhado nas redes sociais, foram gravados pelo menos mais dois vídeos com a vítima desacordada e sendo abusada.
“Eles ainda não prestaram depoimento, mas já confirmaram participação no crime. Eles gravaram pelo menos três vídeos em situações absurdas com a vítima desacordada”, afirmou o delegado dando conta ainda que falta prender um quinto suspeito.
Não há participação de adolescentes no crime, como chegou a revelar o delegado Willame Moraes, gerente do policiamento do interior da Polícia Civil do Piauí.
A Justiça decretou nesta quinta-feira a prisão temporária dos cinco envolvidos no estupro ocorrido dia 3 de junho. Todos vão responder pelos crimes de estupro de vulnerável e difamação, já que compartilharam vídeos e fotos com o abuso realizado com a vítima.
A jovem de 21 anos foi filmada desacordada e seminua dentro de um carro. Nas imagens, vários rapazes zombam da vítima e pegam em suas partes íntimas. A mulher abusada não lembra de nada e só soube do ocorrido porque uma vizinha sua comentou que um vídeo com imagens da vítima estavam sendo compartilhadas pelo WhatsApp.
Ainda de acordo com o delegado Laércio, os suspeitos têm 18, 22, 23, 25 e 27 anos. Apenas o de 22 anos segue foragido. Todas as prisões foram realizadas na cidade de Campo Maior, distante 80 km de Sigefredo Pacheco.
Os quatro presos foram trazidos para Teresina e vão prestar depoimento na sede do grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), na Zona Sul de Teresina. “A polícia já identificou quem filmou e quem compartilhou o vídeo. Eles vão prestar depoimento e depois vão para uma delegacia da capital. Com a investigação, queremos tornar a prisão temporária em preventiva”, disse.
Para o G1, a mulher abusada afirmou que dois dos suspeitos chegaram a procurá-la e oferecer dinheiro para que ela não denunciasse o caso. A proposta foi feita quando a moça procurou os rapazes para saber do seu celular que havia desaparecido e saber por que haviam gravado e divulgado o vídeo em que aparece sendo abusada.
“Ofereceram dinheiro para eu não levar adiante. Disseram que eu podia pedir a quantia que quisesse para não denunciar”, falou.
Em depoimento para Polícia Civil, uma amiga da vítima contou que dois, dos quatro rapazes que aparecem no vídeo, levaram a mulher desacordada para e chegaram a dar banho nela. A amiga, que mora com a vítima, revelou que ficou com um dos rapazes, mas não soube dizer se o outro homem que estava na residência abusou da moça e nem quem fez vídeos e as fotos.
Uma das imagens a qual a polícia teve acesso mostra a moça visivelmente sem reação, deitada na cama com o vestido levantado e as partes íntimas à mostra. Na foto, um homem seminu aparece sentado próximo a ela.
“Essa amiga estava junto com a vítima na festa, mas foi para casa antes de moto porque, segundo ela, a moça estava desacordada e os rapazes se ofereceram para levá-la para casa de carro. Ela diz que a moça estava desacordada na cama. Supomos que o vídeo tenha sido feito no caminho da festa para a casa, mas as investigações estão no início. Ainda temos mais depoimentos para ouvir”, falou o delegado Lércio.
A delegada do Núcleo de Feminicídio do Piauí, Anamelka Cadena, esclarece que o crime de estupro é configurado por ato sexual e/ou libidinoso sem o consenso da vítima. “Para existir estupro não precisa ter havido conjunção carnal. O ato libidinoso sem a autorização da pessoa é crime. No caso, a jovem está desacordada e não tem discernimento sobre o que está acontecendo, ou seja, o consentimento está comprometido”, explica
Vítima reconheceu três, diz advogada 
Segundo a advogada da jovem de 21 anos que denunciou para a polícia ter sido vítima de estupro coletivo em Sigefredo Pacheco, a 160 km de Teresina, sua cliente reconheceu três homens que aparecem no vídeo em que mulher aparece sem roupa e desacordada. As imagens, segundo a polícia, mostram quatro rapazes e pelo menos dois deles tocam a vagina da jovem, que está desacordada e não esboça nenhuma reação.

Delegacia Geral da Polícia Civil do Piauí em Teresina (Foto: Fernando Brito/G1)
Vítima prestou depoimento na Delegacia Geral em
Teresina (Foto: Fernando Brito/G1)

Conforme a advogada da vítima, Josefa Miranda, o crime foi praticado dentro de um carro na madrugada do dia 3 de junho, mas só passou a ser investigado depois do dia 12 de junho quando a vítima conseguiu registrar um boletim de ocorrência.
Josefa Miranda comentou ainda que amoça teve conhecimento da violência sofrida após comentários de que imagens delas circulavam pelo WhatsApp. “Ela teve dificuldades para formalizar a denúncia devido à ausência de escrivães na cidade onde mora, mas já disse ao delegado que investiga o caso que conhece três rapazes que aparecem no vídeo”, revelou.
Ninguém da Polícia Civil do Piauí foi encontrado para comentar a falta de escrivães em Sigifredo Pacheco, que fica distante 80 km de Campo Maior.
A noite do crime
A advogada informou ao G1 que sua cliente tem poucas recordações da noite em que o vídeo foi gravado, apenas que ingeriu um copo com bebida alcoólica em companhia de alguns rapazes e mais nada. Após isso, a jovem só sabe que acordou em sua residência no dia 3 de junho.

“Ela disse que estava no festejo da cidade, onde mora, quando encontrou estes rapazes. Eles ofereceram um copo de bebida alcoólica e depois disso ela apagou. Acordou no dia seguinte em sua residência sem lembrar-se do que aconteceu. Depois, somente tomou conhecimento após os comentários da divulgação das imagens”, detalhou.
Outros casos
O fato mais recente ocorreu em Pajeú do Piauí na terça-feira (7). Uma menina de 14 anos foi violentada sexualmente por quatro rapazes, sendo três adolescentes e um maior de idade. A mãe da vítima chegou a flagrar o estupro que ocorreu no banheiro de um ginásio poliesportivo.

No dia 20 de maio deste ano, uma garota de 17 anos foi encontrada desacordada e amarrada com uma de suas peças de roupa em Bom Jesus, Sul do estado. Quatro adolescentes e um jovem de 18 anos são investigados por suspeita de estuprar a moça.
Em maio do ano passado, quatro adolescentes com idades entre 15 e 17 anos foram brutalmente agredidas, estupradas e arremessadas do alto de um penhasco na cidade de Castelo do Piauí. Quatro menores foram apreendidos e um maior de idade preso suspeito de participação no crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário