O Exército Brasileiro irá implantar um equipamento eletrônico para fiscalizar a ação de carros-pipa em todo Nordeste. Batizado de G-Pipa Brasil, o equipamento funcionará através de uma máquina e dois cartões eletrônicos onde será averiguado se a água está chegando no destino correto. O anúncio foi feito pelo tenente coronel Jacson Figueredo, comandante do 25 BC no Piauí.
Com o equipamento a intenção é evitar casos como os denunciados no último domingo no Programa “Fantástico”, da Rede Globo de Televisão. Pela denúncia, pipeiros estariam desviando a rota de distribuição de água, além de cobrar propina para entregar água e usar os veículos com condições estruturais indevidas. “As denúncias são muito sérias, principalmente por afetar a população carente, que mais precisa desse abastecimento de água. Vamos aumentar a fiscalização. Não vamos admitir que esse tipo de situação aconteça”, frisou o comandante.
Coronel Jacson Figueredo mostra equipamento eletrônico
Segundo ele, atualmente 80 municípios piauienses são atendidos por meio da Operação Carro-Pipa. Ao todo, aproximadamente 250 mil pessoas estão sendo beneficiadas com a distribuição da água. “Temos 609 pipeiros atuando na distribuição de água, o investimento total é de R$5 milhões mensais”, contabiliza ele.
Diante da irregularidade, o comandante anunciou que o Exército reforçará a fiscalização, verificando o funcionamento do programa, inclusive a estrutura dos veículos que abastecem. Jacson Figueredo garante que o Exército não tinha conhecimento das irregularidades denunciadas por meio do Programa. “Fazemos fiscalizações rotineiras. A única denúncia que tínhamos recebido era a de que 14 pipeiros estavam com CNH (carteira nacional de habilitação) falsa. Notificamos, acionamos o Ministério Público Federal e tomamos todas as medidas administrativas cabíveis. Dez deles foram afastados”, ressalta.
O comandante ressalta que a Operação Carro-Pipa é feita em conjunto com órgãos municipais e estaduais e regulamentado pela Portaria Interministerial número 1, de 25 de julho de 2012. Segundo ele, a Defesa Civil Municipal é responsável pelo cadastramento das famílias que serão beneficiadas e ainda por informar os locais onde há água potável para ser recolhida pelos pipeiros. Em média, o Exército distribui o equivalente à 20 litros de água/por dia para cada pessoa em uma casa.
Por meio do G-Pipa Brasil, o Exército fará uma atualização das planilhas contendo rota e nome dos beneficiários. Cada beneficiário receberá um ticket e o pipeiro também receberá um cartão magnético e um aparelho onde será computado a entrega e recebimento da água. Panfletos informativos estão sendo distribuídos para informar a sistemática de funcionamento do aparelho.“É uma nova sistemática de controle que estamos implantando que vai permitir o rastreamento. O controle será feito por georeferenciamento”, anunciou ele, ressaltando que a previsão é de que o sistema esteja em operação em janeiro do próximo ano. “Mas pedimos também à população que faça a denúncia, que nos comprometemos em investigar e adotar todas as medidas punitivas cabíveis”, garantiu Figueredo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário