sábado, 2 de maio de 2015

Flávio Dino desempenha ações para corrigir distorções na educação em municípios maranhenses


Maranhão da Gente

Como parte das ações do Programa Escola Digna, instituído pelo governador Flávio Dino para promover a melhoria da qualidade da educação e elevar os índices educacionais do Maranhão, o governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), dará início, nesta segunda-feira (4), às ações do Programa Alfabetiza Maranhão, que visa corrigir o fluxo de estudantes com distorção idade/série não alfabetizados.
A 1ª formação do programa acontecerá, até sexta-feira (8), no Colégio Maranhense Marcelino Champagnat, em São Luís, atendendo 68 municípios, 325 professores, 68 coordenadores municipais e 19 técnicos das Unidades Regionais de Educação (UREs).
O encontro será coordenado pela secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres, e contará com a participação da educadora Esther Pillar Grossi, fundadora do Grupo de Estudos Sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa), referência na busca de soluções aos grandes problemas da escola pública brasileira, e que será responsável pelas ações junto aos sistemas municipais de ensino, incluindo os 30 municípios maranhenses com baixos IDHs.
As atividades serão desenvolvidas em turno regular de ensino e atenderá aproximadamente 6.207 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, não alfabetizados, que possuem distorção idade/série, favorecendo maior participação dos alunos, evitando assim evasão e repetência.
Segundo a coordenadora, Ozana Lins Siqueira Almeida, a proposta didático-pedagógica do ‘Alfabetiza Maranhão’ utiliza uma metodologia pós-construtivista que incorpora a relação dialógica entre sujeitos que aprendem e a realidade do ato da construção de conhecimento.
A supervisora de Ensino Fundamental da Seduc, Janilma Maria Ramalho Ferreira Santos, ressalta a importância do ‘Alfabetiza Maranhão’ para elevar os indicadores de aprendizagem. “É importante destacar aos gestores municipais, regionais e escolares que o acompanhamento, monitoramento e avaliação são fundamentais para o sucesso do programa”, pontuou.

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