segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Tratamento cardiovascular é oferecido atendimento no Hospital Carlos Macieira-São Luis

A tecnologia a favor da saúde dos maranhenses

Secretário de Saúde, Carlos Lula
Por Carlos Lula
A doença cardiovascular é a que mais mata no mundo, mais até que o câncer. No Brasil, só em 2016 foram mais de 350 mil mortes. Diante do dado alarmante, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem incentivado campanhas e ações com o objetivo de reduzir em 25% a mortalidade cardíaca até 2025. Diante do cenário internacional e brasileiro, e considerando a demanda do Maranhão por serviços nessa área, o Governo do Estado tem investido na ampliação do acesso a procedimentos especializados.
Pela primeira vez, o Maranhão conta com um serviço próprio de hemodinâmica. Até pouco tempo, no estado do Maranhão, o acesso dos pacientes a essa modalidade de tratamento, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), era feito apenas no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão e no Hospital Procardio, gerando uma longa espera para realização dos exames e procedimentos. Agora, um sistema próprio está sendo oferecido pelo poder público estadual no Hospital Carlos Macieira.
Um aparelho de alta tecnologia que permite a realização de uma série de procedimentos, tais como cateterismo cardíaco de adultos e crianças, angioplastia coronária com implante de stent, correção de doenças das valvas cardíacas, implante de marca passo cardíaco, entre outros. O sistema de hemodinâmica permitirá tratamento de agravos também nas áreas da neurologia e da angiologia. O investimento beneficia pacientes de todos os hospitais e Unidades de Pronto Atendimento do estado.
O sistema de hemodinâmica funciona 24h em uma ala com 10 leitos, destinados para recuperação dos pacientes que precisarem dos serviços. Dessa forma, os pacientes atendidos na rede do estado passam a contar com mais uma opção para diagnóstico e tratamento dessas doenças, desafogando outras unidades, reduzindo o tempo de espera para realização desses exames, com universalidade, melhorando a assistência a esses pacientes dentro dos princípios do SUS.
Esse é um avanço tecnológico que proporcionará um atendimento ainda mais eficaz aos cidadãos e cidadãs maranhenses. Estamos investindo no que há de melhor, para oferecer aos usuários serviços como esse, capaz de salvar muitas vidas através da intervenção rápida e da atuação dos profissionais de saúde do Hospital Carlos Macieira. Assim, vamos consolidando uma mudança que já é perceptível no estado e reforçando o nosso compromisso de ampliar o acesso, especialmente àqueles que mais precisam.
A instalação do serviço possibilitará, ainda, que o Estado receba recursos federais para custeio dos procedimentos, tendo em vista que o Serviço de Hemodinâmica é pré-requisito para habilitação desses serviços da unidade de saúde junto ao Ministério da Saúde (MS). Com o investimento no serviço de hemodinâmica do Hospital Carlos Macieira, o Maranhão dá um grande salto na tentativa de reduzir as taxas de mortalidade por doenças cardiovasculares no nosso estado.
É um avanço tecnológico na rede estadual de saúde, mas é também um progresso no modo de cuidar das pessoas. Serviços nunca antes oferecidos, hoje fazem diferença na vida dos cidadãos que têm no sistema público um suporte para cuidar da saúde. O investimento é mais do que em equipamentos, é na vida das pessoas, que para nós tem um valor inestimável. Mais do que oferecer serviços de saúde, nossa missão é cuidar das pessoas. E isso fazemos incansavelmente todos os dias.
*Secretário de Saúde do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário