domingo, 21 de dezembro de 2014

TARTARUGAS ENCONTRADAS MORTAS NAS PRAIAS DE TUTÓIA



O Crime Ambiental

Sem identificar a causa da morte tartarugas, foram encontradas mortas em uma das praias de Tutóia, próximo a comunidade pesqueira de "Arpoador" 

O blog, se dirigiu-se até algumas residências de pescadores nativos do povoado mais próximo, Arpoador, e foi informado pelo Sr. Didi, presidente de Associação de moradores e explicou a possibilidade e a causa da morte desse ser marinho, visto constantemente em algumas praias de Tutóia.

Segundo o presidente da associação, durante a pesca artesanal na região praticada por vários pescadores sempre ocorre algumas tartarugas ficarem emalhadas sobre as caçueiras de pesca que às vezes ficam ancoradas no meio do mar 

Devido a falta de preparo e desinformação de alguns pescadores em lhe dar com a espécie marinha, as tartarugas são submetidas a morrerem durante seu manejo quando ficam laçadas e acabam não resistindo ao local seco  encostando na orla marítima sempre em maré alta.Afirmou Sr. Didi.


Veja, as imagens encontrada pelo titular do blog, na tarde de domingo

       Próximo a praia de Arpoador-Tutóia-Ma




Lembrar!

Todos nós já vimos documentários sobre o importante trabalho ambiental que vem sendo realizado no Brasil a mais de 25 anos que é o Projeto Tamar.

O nome TAMAR foi criado a partir da contração das palavras “tartaruga marinha”. A abreviação se mostrou necessária ainda no início dos anos 80, para a confecção das pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas pelo Projeto para estudos de biometria, monitoramento das rotas migratórias e outros. 

Desde então, o Projeto TAMAR passou a designar o Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas, que é executado pelo IBAMA, através do Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisa das Tartarugas Marinhas (Centro TAMAR-IBAMA), órgão governamental; e pela Fundação Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisas das Tartarugas Marinhas (Fundação Pró-TAMAR), instituição não governamental, de utilidade pública federal.

Resumindo, o Projeto Tamar busca preservar as cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil.

É sabido que de cada mil tartarugas que nascem, apenas uma ou duas chegarão a maturidade.

Em uma recente saída de pesca que fizemos, encontramos ao longo de 120 quilômetros de praia dezenas de carcaças de tartarugas marinhas, notadamente de duas espécies, Tartarugas Cabeçudas e Tartarugas de Couro.

São animais que chamam a atenção por seu tamanho e por estarem ali mortas na areia. Por curiosidade paramos e fomos verificar. Por incrível que pareça várias dessas tartarugas tinham perfurações que nos levam a pressupor que foram abatidas a tiros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário