sábado, 21 de fevereiro de 2015

Semana de grandes expectativas da população com a justiça eleitoral de Tutóia em retomar o processo da última eleição 2012





Na semana que antecede o pleito de 2012, o juiz eleitoral Rodrigo Otávio Santos Terças (titular da 40ª ZE), juntamente com uma equipe do cartório eleitoral de Tutóia, está promovendo uma campanha de combate à compra de votos em parceria com o Ministério Público Eleitoral.

Justiça Eleitoral de Tutóia, em 2012 contra a compra de votos

Em 2012, o juiz eleitoral Rodrigo Otávio Santos Terças (titular da 40ª ZE), juntamente com uma equipe do cartório eleitoral de Tutóia, esteve promovendo uma campanha de combate à compra de votos em parceria com o Ministério Público Eleitoral.

Foram realizadas visitas às escolas da rede pública de ensino da cidade e conversa com professores e estudantes sobre a importância do voto na sociedade atual, alertando-os acerca dos crimes eleitorais, com enfoque na corrupção.

Além das escolas, o projeto incluiu vistorias aos povoados que integram o município para fiscalização da propaganda eleitoral e conversa com a população sobre a importância do voto consciente.

“A perspectiva foi que todas as localidades que integram a zona eleitoral na época visitadas, pois essas foi a oportunidade da Justiça Eleitoral se aproximar mais do povo, prestando esclarecimentos sobre o ápice do exercício da cidadania no Brasil: o voto”, explicou o magistrado.

Rodrigo Terças ainda complementou: “Estamos buscando nos alunos parceiros na multiplicação das informações, a fim de que cheguem aos demais cidadãos que, em grande número, ainda são analfabetos e, portanto, mais vulneráveis às práticas ilícitas, possivelmente, cometidas por algum candidato”.


Expectativas da sociedade tutoiense em 2015...

A retomada  e audiências durante o processo poderá se estender durante toda a semana de Fevereiro de 2015, com datas segundo informações a se iniciar dia 23/02. A população de Tutóia, vive outras expectativas na retomada do processo que poderá afastar ou cassar políticos envolvidos na compra de votos, denuncias que desde 2013, o magistrado da Comarca de Tutóia, através de liminares foi impedido de iniciar ao ouvir dezenas de testemunhas citadas em um dos processos eleitoral.

O caso nesses últimos anos gerou em fins comentários que a denuncia impetrada pelo Sr. Chico Canavieira, na época o 2º candidato mais votado nas eleições por esse município, já havia sido arquivado. E durante semanas já é aguardado a retomada do processo pelo Juíz Dr. Rodrigo Santos Terças, em ouvir as testemunhas de ambos os lados podendo até mesmo haver cassação de mandatos do atual prefeito e de alguns vereadores.

Com informações da 40ª ZE, e adaptação do titular do blog. 

Um comentário:

  1. Amigo blogueiro, só para correção. A 40Zona não lhe passou essas informações. Você deve tê-las tirado do site do TRE/MA. Abraço

    ResponderExcluir