sábado, 28 de fevereiro de 2015

EM TUTÓIA O SILÊNCIO CONTINUA APÓS AS TESTEMUNHAS SEREM OUVIDAS PELA JUSTIÇA ELEITORAL



Silêncio após a audiência realizada nos dias 23 a 26 mexe com os bastidores da política



A justiça eleitoral  pela  Comarca de Tutóia, na pessoa do Juíz Dr. Rodrigo Otávio Terças, começou ouvir na segunda-feira(23),  e se estendendo até o dia 26/02, onde foram ouvidas dezenas de testemunhas que arrolam no PROCESSO ELEITORAL, que apontam dezenas de irregularidades ou supostas práticas de crimes eleitorais, durante as eleições de 2012, no Município de Tutóia.

O processo já vinha se arrastando por mais de dois anos, e o Juíz Dr. Rodrigo Terças, havia sido impedido de realizar através de LIMINARES DO TRE, com as testemunhas que acusam supostamente o atual GESTOR, na prática da compra de votos.  Mas como ainda corre tudo sobre segredo de justiça, após o término da última audiência dia 26/02/2015, um total silêncio se espalhou na cidade com os dois grupos que travam na justiça quem provará se houveram ou não CRIME ELEITORAL.

O segundo candidato com quase onze mil votos unidos com todo grupo da oposição em 2012, o Sr. Chico Canavieira(PT), vem travando desde 2012, na Justiça Eleitoral, um processo que tenta provar que houveram supostos crimes eleitoral praticado pelo atual  gestor eleito em 2009, e reeleito em 2012. Mas as tensões tem sido por parte dos dois grupos de muita inquietação desde quando se iniciou na segunda-feira(23), as testemunhas sendo ouvidas pelo Juíz Eleitoral, Dr. Rodrigo Otávio Terças.

Agora circulam na cidade que as chances são grandes  para o atual prefeito e vice-prefeito ser cassados  com três vereadores que arrolam no mencionado processo.  Somente a Justiça Eleitoral, deverá nos próximos meses emitir ou manter o sigilo do processo que ainda poderá rolar muitas águas. Outra importante testemunha que operava uma máquina(trator), da Prefeitura Municipal, já é citada que será uma das mais fortes testemunha do processo Eleitoral.

Fonte ligada ao grupo do Sr. Chico Canavieira, não quis dar detalhes mas afirmou que se trata de um motorista contratado na época com salários atrasados e insatisfeito que ainda em 2013, confessou ao Ministério Público, como recebia ordens para abrir estradas de mata adentro em alguns interiores com uma patrol, em período ainda de campanha e meses depois se ausentou da cidade quando percebeu que seria uma das importantes testemunhas dentro do processo a ser ouvida. 

O magistrado Dr. Rodrigo Otávio Terças, durante os 77 anos de Emancipação política desse Município, que completará dia 29 de Março de 2015, poderá entrar para a história em ser o 1º Juíz, em cassar no poder os direitos políticos de um gestor por supostos crimes eleitoral. Nem um outro na biografia dessa cidade tenha atualmente e constitucionalmente como tem feito e prestado conta com a sociedade sempre em final de cada ano. Transparência que tem lhe rendido créditos com  população por estarem engavetados processos há décadas e serem julgados.

Talvez a sociedade tutoiense, esteja ainda se perguntando se haverá fim as conclusões desse processo Eleitoral. Mas de acordo com os resultados de algumas condenações caberá os citados ainda recorrerem nas instâncias superiores Estadual e Federal. 

Reviravolta

Caso seja cassado os direitos políticos do atual presidente da Câmara, também citado no processo em supostos crimes eleitoral, o cenário de alguns assentos da Casa Legislativa, deva mudar para os futuros suplentes que ocuparam as vagas como titulares na matemática das coligações de quem sai e quem fica. Um dos fatores inédito ocorrido no ano passado foi em uma briga travada da eleição da Câmara, pelo mês de Maio/2014, a mudança do artigo 5º onde dá direito o vereador mais idoso assumir salvo a Casa esteja sob judis, ou seja o vereador e atual presidente da Câmara, extinguiu mudando para o mais votado. 

Na regra regimental caso haja a cassação dos três vereadores, assumirá um dos vereadores mais novos e o terceiro mais votado nas eleições de 2012, e poderá ser o mais novo presidente também da história da Casa, ou uma possível  outra eleição na Câmara Municipal. Vejamos que esse histórico fica cada vez distante algum cidadão tutoiense, compreender como ocorre uma briga do poder. 

Os citados no processo

. Diringa Baquil   -  Prefeito Municipal
. Alexandre Baquil  -  vereador e presidente da Câmara
. Jean Lima - vereador
. Antonio Chico - Vereador
. As testemunhas de acusação    
. As testemunhas de defesa 






Nenhum comentário:

Postar um comentário