quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Deputados destacam a luta de Flávio Dino junto ao Governo Federal para retomada da Refinaria de Bacabeira


Maranhão da Gente


deputados Assembleia

Em discurso realizado nesta quinta-feira (26), na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, os deputados Othelino Neto (PCdoB), Fábio Macedo (PDT), Fernando Furtado (PCdoB) e Levi Pontes (SD) aproveitaram para destacar a luta do governador Flávio Dino, em Brasília, pela retomada da execução do projeto de implantação da Refinaria Premium I, em Bacabeira.  A continuidade da obra foi descartada durante divulgação oficial realizada pela Petrobrás no início deste ano.
Surfando na onda do anúncio feito em 2010, onde movimentou os últimos cinco anos da pequena cidade no norte do estado, que viu no projeto uma oportunidade única de desenvolvimento econômico e industrial, o grupo Sarney incluiu diversas vezes a execução da obra em seu discurso de campanha, iludindo a população.
Os parlamentares elogiaram a série de tentativas e esforços  que o governador Flávio Dino vem realizando para reverter a situação. Para eles, foi bastante positiva a audiência do governador Flávio Dino com a presidente Dilma Rousseff (PT), realizada na última quarta-feira (25), no gabinete da Presidência da República.
Othelino Neto afirmou que a reunião respondeu à inquietação legítima da sociedade com relação à questão da Refinaria, cujas obras foram paralisadas pela Petrobras. “Fiquei muito feliz em ver o governador Flávio Dino não só insistindo, como de forma prática e inteligente apresentando uma alternativa para que a refinaria ainda que não seja com o potencial que foi sugerido inicialmente, mas que ela possa se viabilizar. Vou continuar torcendo para que um dia nós possamos voltar a ter a possibilidade real de ter uma refinaria no Maranhão”, declarou.
O deputado Fernando Furtado afirmou que também ficou contente pelo fato de o governador Flávio Dino ter apresentado ao governo federal uma proposta para solucionar o problema da Refinaria. “O governador levou uma proposta até certo ponto coerente, porque o problema não é a Refinaria no Maranhão, o problema é salvar a Petrobras. Acho que para ter uma Refinaria no Maranhão temos que salvar primeiro a Petrobras”, frisou Fernando Furtado.
O deputado Fábio Macedo lembrou que a oposição chegou a acusar o governador Flávio Dino de ser omisso em relação ao abandono do projeto de construção da Refinaria em Bacabeira. Macedo enfatizou que, na audiência com a presidente Dilma, o governador apresentou “uma proposta para que não se perca de maneira alguma essa refinaria. Ele propôs que se pudesse fazer essa refinaria com oito bilhões. Então, Flávio Dino não está omisso, ele está preocupado, assim como, tenho certeza, todos nós, como todos os colegas, como o povo do Maranhão, principalmente o povo daquela região”.
No tempo do grande expediente, o deputado Levi Pontes retomou a discussão do assunto, observando que o governador Flávio Dino esperou o momento oportuno, deixando passar a turbulência em torno da Petrobras, para poder criar um ambiente favorável para se reunir com a presidente da República e apresentar um novo projeto no valor de R$ 8 bilhões em substituição àquele projeto de 20 bilhões que antes fora gerido no governo anterior.
Em seu discurso, Levi Pontes fez questão de esclarecer o teor de uma entrevista concedida pelo governador Flávio Dino à revista IstoÉ, que teria sido distorcida pela oposição maranhense. O deputado criticou o projeto original de construção da refinaria, que teria sido superestimado.
E frisou que, como ativista político no Rio de Janeiro, lutou contra a ditadura no país. “E agora estarei também não só nesta tribuna, mas nas ruas em qualquer ambiente defendendo os direitos do povo maranhense contra essa atrocidade, que foi a tentativa mal feita de instalar esta Refinaria sem os devidos cálculos, sem o devido planejamento, sem agendamento e sem saber a saúde financeira da Petrobras, que há mais de 30 anos se desconfiava que haveria grandes problemas de ordem de gestão nesta empresa”, afirmou Levi Pontes, defendendo que a Refinaria seja construída como um projeto mais adequado à atual conjuntura do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário