sexta-feira, 3 de julho de 2015

Passado e memória em Tutóia no livro 70 anos 1938 - 2008




Você Sabia!

Que na década de 30, a atividade pesqueira do município vizinho Paulino Neves, favoreceu de modo significativo o surgimento de grandes comerciantes. O principal deles, um cidadão de nome Felipe de Almeida Ramos, conhecido na localidade como Felipe Nolasco, despontou ainda na década se consolidando, anos depois como portador de uma das maiores fortunas do município.

Seu patrimônio um imenso rebanho bovino, do forte comércio atacadista  e varejista e dos barcos de pesca. Com a democratização do País, após a ditadura Vargas, ingressou na política partidária, inicialmente no forte grupo de Lucas Veras, para quem decidiu as eleições de 1946 e de 1950, por ser uma localidade o maior colégio eleitoral do novo município.

Em 1955, já no grupo de Nemésio Neves, foi eleito Prefeito. Mesmo no cargo, nunca se afastou dos seus negócios, que cresciam de forma vertiginosa.  Paulino Neves município era cortado ao meio pelo riacho de mesmo nome sendo um pertencente a Tutóia e o outro Barreirinhas.

Mesmo assim, Ramos tinha o controle total nos dois lados. Cuidou dos negócios até os últimos dias de sua vida. Como não deixou herdeiros, tudo que construiu foi destruído, misteriosamente, após seu falecimento. Além dele, existiram outros pequenos e prósperos comerciantes.

O distrito, anos depois, foi elevado à categoria de município, com a denominação atual de Paulino Neves(antigoRio Novo).

No lado oposto, três grandes povoados também movimentaram um intenso comércio. Barro Duro, a 15 km da Sede do município, tinha uma possível história comercial, iniciada em meados de 1910, com a chegada de um refugiado Sírio, chamado Gabriel Baquil, acompanhado da esposa e do úico filho Salin.

Na mesma época, desembarcaram em Tutóia, outros carcamanos, como eram chamados, e com a mesma procedência. As famílias Tufy e Zaidan povoaram toda a região, principalmente o povoado Lagoa do Bacuri, em Santana do Maranhão.

Gabriel Baquil, era proprietário de um grande comércio, com o apoio do seu bote de madeira, que trazia mercadorias adquiridas junto a atacadistas de Parnaíba. Durante anos, reinou absoluto.


Após seu falecimento, o filho já adulto e casado com uma nativa assumiu os negócios e transferiu-se, anos depois, para São Luis.

Fonte: Tutóia 70 anos 
1938-2008/Odorico Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário