sábado, 16 de abril de 2016

A decisão sobre o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara será feita com o voto de um deputado da região Nordeste




Voto ‘decisivo’ do impeachment de Dilma virá do Nordeste


A presidente Dilma Rousseff concede entrevista a veículos de comunicação no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), nesta quarta-feira; Brazil's President Dilma Rousseff speaks during an interview at the Planalto Presidential Palace
A presidente Dilma Rousseff durante entrevista no Palácio do Planalto

ANDRÉ MONTEIRO
DE SÃO PAULO
Folha.com
A decisão sobre o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara será feita com o voto de um deputado da região Nordeste.
É o que apontam projeções feitas com base no levantamento da Folha sobre o placar da votação, que ocorrerá no domingo (17).
Até as 23h15 desta sexta (15), 341 deputados haviam declarado ao jornal que votarão a favor do impeachment de Dilma, o que configura um voto a menos do que o mínimo necessário para a aprovação.
Outros 17 se disseram indecisos, 19 não quiseram antecipar os votos e sete não responderam ou não foram localizados. Veja aqui o placar completo.
Nessa situação, é possível projetar um cenário hipotético para estimar de qual parlamentar poderá sair o voto decisivo caso a oposição consiga os 342 votos necessários.
Considerando que todos os deputados atualmente sem decisão acabem votando a favor do impeachment, o voto de número 342 seria proferido pelo deputado Benjamin Maranhão (SD-PB), o 460º na lista de votação e que já declarou ser a favor.
A partir dele, dependendo do que escolherem os indecisos, o voto final poderá sair apenas do último parlamentar na ordem de votação, o deputado Ronaldo Lessa (PDT- AL) –que por enquanto não declarou voto.
Entre os dois parlamentares há outros 41 nomes que também têm chances de serem os autores do voto definitivo do impeachment, dependendo de como votarem os indefinidos (veja lista abaixo).
Por causa da ordem de votação escolhida pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), todos eles também são da região Nordeste: nove da Paraíba, 20 de Pernambuco, seis de Sergipe e seis de Alagoas.
NomePartidoUFSituação
BENJAMIN MARANHÃOSDPBA FAVOR
DAMIÃO FELICIANOPDTPBNÃO RESPONDEU
EFRAIM FILHODEMPBA FAVOR
HUGO MOTTAPMDBPBA FAVOR
MANOEL JUNIORPMDBPBA FAVOR
PEDRO CUNHA LIMAPSDBPBA FAVOR
RÔMULO GOUVEIAPSDPBA FAVOR
VENEZIANO VITAL DO RÊGOPMDBPBA FAVOR
WELLINGTON ROBERTOPRPBNÃO RESPONDEU
WILSON FILHOPTBPBA FAVOR
ADALBERTO CAVALCANTIPTBPENÃO DECLARA
ANDERSON FERREIRAPRPEA FAVOR
ANDRÉ DE PAULAPSDPEA FAVOR
AUGUSTO COUTINHOSDPEA FAVOR
BETINHO GOMESPSDBPEA FAVOR
BRUNO ARAÚJOPSDBPEA FAVOR
DANIEL COELHOPSDBPEA FAVOR
DANILO CABRALPSBPEA FAVOR
EDUARDO DA FONTEPPPEINDECISO
FERNANDO COELHO FILHOPSBPEA FAVOR
GONZAGA PATRIOTAPSBPEA FAVOR
JARBAS VASCONCELOSPMDBPEA FAVOR
JOÃO FERNANDO COUTINHOPSBPEA FAVOR
JORGE CÔRTE REALPTBPEA FAVOR
KAIO MANIÇOBAPMDBPEA FAVOR
MARINALDO ROSENDOPSBPEA FAVOR
MENDONÇA FILHODEMPEA FAVOR
PASTOR EURICOPHSPEA FAVOR
SEBASTIÃO OLIVEIRAPRPENÃO DECLAROU
TADEU ALENCARPSBPEA FAVOR
ADELSON BARRETOPRSEA FAVOR
ANDRE MOURAPSCSEA FAVOR
FABIO REISPMDBSENÃO DECLARA
JONY MARCOSPRBSEA FAVOR
LAERCIO OLIVEIRASDSEA FAVOR
VALADARES FILHOPSBSEA FAVOR
ARTHUR LIRAPPALA FAVOR
CÍCERO ALMEIDAPMDBALA FAVOR
JHCPSBALA FAVOR
MARX BELTRÃOPMDBALNÃO DECLARA
MAURÍCIO QUINTELLA LESSAPRALA FAVOR
PEDRO VILELAPSDBALA FAVOR
RONALDO LESSAPDTALNÃO DECLARA
ORDEM POLÊMICA
A ordem de votação tem sido contestada pelos governistas, que chegaram a levar a questão ao STF (Supremo Tribunal Federal). Diante da pressão, Cunha alterou a ordem de votação e divulgou que seguiria a ordem Norte-Sul, alternada por Estados.
O peemedebista, no entanto, ainda deixou a região Nordeste, onde Dilma Rousseff tem mais apoio, por último. Com isso, depois de Roraima virá o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Isso ocorre porque, segundo o entendimento de Cunha sobre o regimento, devem ser chamados um Estado do Norte e do Sul e depois vice-versa (Sul e Norte).
A maioria do STF validou, na noite de quinta (14), a ordem de votação escolhida por Cunha.
Quando se esgotarem os três Estados do Sul, seguirão alternando os do Norte com os do Centro-Oeste, e depois com os do Sudeste. Os Estados do Nordeste entrariam por último, seguindo os do Norte no revezamento.
Isso fará com que os cinco últimos Estados sejam do Nordeste: Bahia, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Segundo levantamento da Folha, nestes cinco, 28 dos 93 votos (30%) são contrários ao impeachment –índice bem maior do que em outras regiões.
A Bahia é o que tem cenário mais favorável a Dilma: 18 dos 39 votos (46%) são contra o afastamento e 15 a favor.
Nos três Estados da região Sul, ao contrário, 75% dos 77 votos são a favor do impeachment.
A ordem da votação importa porque o placar parcial no domingo pode representar uma pressão de última hora sobre os ainda indecisos. Para os governistas, Cunha quer criar uma “onda” favorável ao impeachment durante a votação.
No entendimento dos governistas, a ordem deveria ser Norte-Sul, mas os Estados do Sul devem ser os últimos, numa ordem geográfica que desce do Norte e Nordeste em direção ao Sul.
ENTENDA O LEVANTAMENTO
Folha vem contatando todos os 513 deputados e os 81 senadores desde segunda-feira (11), por telefone e pessoalmente.
A posição dos parlamentares é atualizada diariamente, para registrar mudanças de votos e de votantes –mais de 15 suplentes que haviam sido consultados no início da pesquisa foram depois substituídos por titulares, que a equipe da Folha também procurou.
Participam do levantamento os 15 integrantes do 60º Programa de Treinamento da Folha: Ana Luiza Albuquerque, Antonio Dominguez, Carolina Muniz, Everton Lopes, Gabriel Rizzo, Guilherme Caetano, Guilherme Zocchio, Igor Utsumi, Júlia Zaremba, Luisa Leite, Luiza Olmedo, Mariana Freire, Phillippe Watanabe, Rodrigo Menegat e Vanessa Henriques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário