sábado, 23 de abril de 2016

Alerta em Tutoia. Jovens dependentes químicos tem crescido envolvidos em assaltos



Não é de hoje... Os dados considerados alarmantes em Tutoia-Ma...



Em 2009, implantado em alguns municípios maranhense, pelo ex. governo Estadual Jackson Lago, um Conselho de Segurança Cidadã, onde tinha a finalidade de detectar, propor, junto ao Poder Público, alguns problemas sociais como: A Segurança Pública(Políticas Públicas), educação no trânsito, acompanhamento da Vigilância Sanitária, temas de valorização ao turismo e meio ambiente, políticas para juventude, infraestrutura em setores do município.

Sem sucesso com a gestão atual, que assumiu o poder em 2009, quando por diversas vezes se tentou realizar audiências públicas, com o Prefeito Municipal, em apresentar dados preocupantes que já sinalizava problemas sociais para o futuro.

E hoje a população está refém da insegurança por alguns fatores por falta de um comando na administração pública, que começou o descontrole desde 2009, agora com 7 anos e 4 meses, e todos estão a mercê da própria sorte. Vamos aos dados alarmante em todo município.

a . Cidade de quase 70 mil habitantes com um mínimo de policiais, por falta de diálogo do Executivo, com o governo do Estado.
b . Quase 50 Guardas Municipais, sem receber as estruturas para exercício da profissão(fardamento, treinamento, subsídio salarial, viaturas). etc...
c . Cidade desprotegida sem uma Guarita Policial, ou um telefone 0800 ou fixo, para uso emergencial ao cidadão tutoiense.
d . Envolvimento de Jovens já crescente e envolvidos no mundo das drogas, assaltos em comércios locais, como supermercado, postos de combustíveis, lojas de confecções no centro da cidade, assaltos constantes com mão armada(Faca, Revólver), com abordagem nas ruas, esquinas, e residências), como tem sido denunciado nas redes sociais, com um dos fatores que muito tem contribuído tanto na zona urbana quanto na zona rural desse município.

Mas não tem sido por falta de provocações e insistências por algumas Instituições locais. A omissão da gestão pública, ausente das discussões com os problemas sociais que hoje afetam toda sociedade, por falta de audiências pública, em busca de solucionar um terço dos dados acima apontados.

O alto consumo entre os jovens, muitos deles menores, é considerado alarmante diante das facilidades de se assaltar, com uma faca, revólver em cima de uma motocicleta, sempre em companhia de um ou dois comparsas. 

É preciso uma sensibilização, mobilização das famílias, sociedade, autoridades e principalmente do envolvimento direto dos dois poderes. Executivo e Legislativo. Tutoia. SOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário