quinta-feira, 21 de abril de 2016

Município de Tutoia estagnado em um modelo de governo sem discussão





Racha entre os poderes Executivo e Legislativo se agrava os serviços públicos em todo município em meio a um modelo de governância para poucos!

Quem são os membros dos dois poderes?

.Diringa Baquil    -   Prefeito Municipal    eleito em 2009, previsto a finalizar seu mandato até Dezembro de 2016

. Antonio Chico       -    Presidente da Câmara Municipal de Tutoia
. Elias Aquino         -    Vice-Presidente da Câmara
. Binha                   -     1º Secretário da Mesa Diretora da Câmara
. Pedro Agripino      -     2º Secretário da Mesa Diretora da Câmara
. Zé Orlando            -     Líder do bloco da Oposição
. Zé de Mar              -    Vereador da Oposição
. Enilson Santos      -      Vereador da Oposição
. Romildo do Hospital  -  Vereador da Oposição

. Alexandre Baquil    -  Vereador da base do governo
. Maria do Carmo     -  Vereadora da base do governo
. Paulo Roberto        -   Vereador da base do governo
. Rafael Fonseca       -   Vereador da base dp governo


Em Janeiro de 2009, o governo municipal, com o primeiro mandato para quatro anos, conseguiu levar o município, de forma tranquila entre os dois anos que manteve na presidência um dos seus sobrinhos presidente na Câmara Municipal, o ex. vereador Jamilson, nos anos 2009 a 2010. Na reeleição de 2012, o seu segundo sobrinho dessa vez no comando do vereador Alexandre Baquil, onde aparentemente permaneceu a tranquilidade do Executivo, em mandar para aprovação das contas públicas, os gastos do município, em tempo que bem entendesse para aprovação ou rejeição do Legislativo formado por treze. Naquela época somente com dois vereadores da minoria da oposição.

Os quatros anos, Diringa Baquil, administrou o município com inteira segurança protegido pela Câmara, em ter como seu escudo a maioria da bancada na base de seu governo. Mas nem tudo é para sempre. No decorrer desgastante de cada ano em seu governo vereadores aos poucos acordavam para o modelo de governo fora dos padrões muito das vezes fugindo das normas de uma Lei Orgânica, e da CF, que já fora rasgada por muitos anos.  assim perdia cada vez mais aliados. Administrar Tutoia, hoje presente no seu quadro caótico social é gastar e depois apresentar assim entende o modelo atual de governo.

A Câmara Municipal, entre os anos de 2009 a 2015, nunca mais foi a mesma desde quando o gestor começou a perder aliados de sua base governamental. E uma das crises ferrenhas e prejudicial à população tem sido as decisões de governâncias, sem discutir com seu grupo de secretariados muito menos com a população as benfeitorias para as áreas de Infraestrutura, Segurança, Saúde, Educação, Turismo, Meio Ambiente. etc,,, Agricultura, Pesca. Enfim o município já vinha se arrastando pela mal qualidade de serviços, e após a eleição antecipada da Câmara Municipal, onde o gestor, perdeu de uma pancada só cinco aliados e agora oito.

Em Maio/2014, o município, parou implacavelmente e a desordem atualmente é notório nos quatro cantos do município, basta se deslocar as comunidades para ouvir e sentir o clamor de um povo que sofre amargadamente. Falta tudo... 

Entre 2015 a 2016, a crise só tem aumentado na vida dos tutoienses, onde a Casa Legislativa, ficou sobre o comando do grupo de ex. aliados do gestor, mas com passos lentos de poder fiscalizar as ações do Executivo. Hoje paira nas famílias e cada cidadão, com futuros incertos e quais as perspectivas por dia melhores, já que o município, está sendo navegado por três membros ou quatro de um só grupo. A Câmara Municipal, um dos poderes do município, que preocupa atualmente suas ações diante das dezenas de vezes apresentados na tribuna da Casa, temas fortes de discussões onde mostram as desgraças feridas de morte praticados nesse município, se tratando dos montantes públicos, com desvios de finalidades.

Quem garante o final, dessa crise nos dois poderes Executivo e Legislativo, se algumas decisões da Casa Legislativa, tem sido decididos nos Tribunais da Justiça-Ma, e pela Comarca de Tutoia, em poder funcionar adequadamente os atendimentos ao público. O que poderá esperar uma sociedade de quase 70 mil habitantes onde os representantes do povo, demostram discutir alguns assuntos na Tribuna da Casa, e semanas depois fica em seu total esquecimento. etc...



   Imagens que marcaram um manifesto popular, dia 26 de Março de 2016. Câmara Municipal

    Discussão na Tribuna, enquanto era lido um processo recebido pela presidência da Mesa da Câmara, contra o Executivo, por irregularidades do FUNDEB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário