quinta-feira, 21 de abril de 2016

VEJA A INDIGNAÇÃO DE UM DOS PROFESSORES ARTISTA DE TUTOIA EXCLUÍDO PELA SECRETARIA DE CULTURA LOCAL







Dança folclórica é excluída pela Secretaria de Cultura de Tutoia. Triste realidade ainda vem ocorrendo com grandes artistas plásticos e artesãos,  dessa cidade.

Professor Ramon Damasceno, vem pedir de forma humilde ao Juíz Dr. Rodrigo Otávio Terças Santos, uma nota de esclarecimento se procede a informação que obteve pelo Secretário de Cultura.

Se é verdade que há alguma portaria que limita ou proíbe algumas apresentações cultural criada há dois anos por jovens criativos de algumas comunidades carentes desse município em acrescentar na lista de apresentações para o Arraial/2016.

Tutoia, somos gratos em pleno século XXI, em contarmos com nossos talentos e vários artistas pratas da terra. Assim é o sentimento de um dos professores muito dedicado a Cultura Tutoiense.


Diz a nota abaixo!






Quero deixar aqui minha indignação e repúdio. Mais uma vez a Dança Portuguesa Brilho de Portugal de Tutóia está sendo evitada de participar da principal festa junina do Município este ano, dessa vez o impedimento segundo o Secretário de Cultura Sr. Márcio disse é o então Juiz Dr. Rodrigo pediu a relação de todos os grupos que receberam o incentivo financeiro entre os anos de 2014 e 2015 e que não houvesse mais cadastro para grupos novos, já que este ano é período eleitoral, o que acredito não ser verdade. Perguntei ao secretário Márcio, o porquê do não cadastramento da dança nos últimos dois anos, pois havia entregue toda documentação exigida. Ouvi desculpas fora de rumo.

Acredito eu que nada justificaria estas ações preconceituosas e injustas para com a Dança Portuguesa Brilho de Portugal e com todos os outros grupos. Não somos um projeto de momento, já mostramos isso e que temos capacidade de fazer um trabalho bonito, competente e digno de aplausos. E que não surgimos agora, viemos de um grupo folclórico sólido e com história em Tutóia, nascemos na Associação Cultural Brilho do Delta que a anos comemora as festas juninas com o Bumba-Meu-Boi “Brilho do Delta” um dos grupos folclóricos mais antigos da cidade. Em 2014 a dança se apresentou com 9 brincantes, em 2015 deixamos o Brilho do Delta e começamos a nos apresentar com 18 brincantes, agora 2016 temos 36 brincantes, sinal que estamos fazendo um trabalho bonito e aceitável na sociedade, colocando também o empenho e a dedicação dos jovens, adolescentes e mães.

Acredito mais, que somos merecedores sim do apoio financeiro da Prefeitura, pelo simples fato de que estamos exercendo um direito, o direito de promover lazer, promover o conhecimento cultural através do exercício da arte. Se somos negados de exercer tal direito, então me resta demonstrar minha preocupação para com o futuro da nossa cultura, já que somos impedidos de manifestar nossos projetos onde é engajados jovens e adolescentes.

Atenciosamente,


Ramon Damasceno

Nenhum comentário:

Postar um comentário