Os deputados Bira do Pindaré (PSB) e Othelino Neto (PCdoB) criticaram, na sessão da última segunda-feira (28), o teor do artigo publicado pelo senador José Sarney, na edição de domingo (27) do jornal O Estado do Maranhão, questionando estatísticas divulgadas pelo IBGE em relação a indicadores sociais e econômicos do Maranhão.
O deputado Bira do Pindaré foi o primeiro a tratar do assunto, na tribuna, assinalando que o senador José Sarney, com o artigo intitulado ‘Números jamais deixam de mentir’, afirma que dados oficiais do IBGE sobre a realidade maranhense são mentirosos.
“Eu não sei onde é que o senador está com a cabeça e agora resolveu atacar o IBGE. Diz que os dados são mentirosos, são falsos, não servem os dados do IBGE. Ele acha que o único dado do IBGE que serve é do PIB, mas os dados do Desenvolvimento Social não servem para nada, aí ele critica o IDH, critica todos os indicadores sociais tentando esconder o sol com a peneira, tentando escamotear a realidade existente no estado do Maranhão, é simplesmente um absurdo”, protestou Bira do Pindaré.
Ele acrescentou que não poderia deixar de fazer um registro desta crítica à opinião do senador Sarney, porque “ela é um acinte, uma afronta à população do estado do Maranhão que sabe a realidade que vive, sabe as dificuldades. No Maranhão, não tem nem banheiro, povo está fazendo as necessidades é no mato, não há saneamento básico, estão aí as praias de São Luís todas poluídas, sem falar no analfabetismo, mais de 20% da população não sabe nem ler e nem escrever”, ressaltou o deputado do PSB.
O deputado Othelino Neto também criticou o artigo de Sarney, dizendo que, estranhamente, agora o IBGE virou um órgão de mentira, só porque retrata um Maranhão real.
“Só porque não fala do Maranhão que não existe, um Maranhão que só existe na propaganda do governo. Agora o IBGE virou um órgão incompetente e que não tem capacidade de fazer o levantamento dos indicadores sociais e econômicos do Brasil. Só porque mostra para o Brasil que o Maranhão, depois de quase 50 anos sob o mando do mesmo grupo, está cada vez mais pobre e que infelizmente é o Estado que tem os piores indicadores da nação”, declarou Othelino Neto na tribuna. Blog. John Cutrim
Nenhum comentário:
Postar um comentário