A paralisação de cerca de 90% dos prefeitos maranhenses, que alegam falta de recursos para pagar o funcionalismo público, pode ter consequências graves para os gestores nas próximas eleições. É o que afirmou o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), Marcelo Tavares, em entrevista ao Jornal Mirante (JM1) na quarta-feira (30).
Segundo Tavares, os prefeitos precisam se adequar com as contas e não podem comprometer quase todo o Fundo de Participação do Município (FPM) com o pagamento de servidores. Ele afirmou que a falta de transparência e o desrespeito aos limites legais do gasto público com pessoal, na área da educação e da saúde, podem gerar reprovação das contas e inelegibilidade dos gestores.
O presidente do TCE-MA pontuou ainda que os investimentos em educação, saúde, infraestrutura, trabalho e renda devem ser as prioridades das administrações públicas.
Tavares alertou que toda essa movimentação por parte dos prefeitos pode levar à perda do direito político nas eleições de 2024, quando haverá disputa municipal e muitos desses gestores irão pleitear a reeleição.
O ato de mobilização dos prefeitos ocorreu nesta quarta-feira (30) e tem como foco pressionar o governo federal por mais repasses de recursos para as prefeituras. No entanto, nem todos os prefeitos aderiram à paralisação, como o caso de São Luís, Ribamar, Timon e outros.
Dois tubarões da espécie ‘martelo’ foram capturados ontem na Praia da Baleia, no município maranhense de por pescadores locais.
São predadores raros e extinção que aparecem em áreas temperadas e quentes de todos os oceanos em zonas de plataforma continental e geralmente medem entre 0,9 e 6 metros.
O tubarão martelo tem essa denominação por conta de duas projeções, uma de cada lado da cabeça, semelhante a um martelo.
O secretário interino de Estado da Educação (Seduc), Anderson Lindoso, participou de reunião no Palácio dos Leões com o governador em exercício, Felipe Camarão, para definir o plano de aplicação relativo aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).
O Maranhão vai receber uma quantia de quase R$ 4 bilhões, que serão pagos em três parcelas, nos anos de 2024 a 2026. A proposta de aplicação do fundo foi apresentada pelo secretário Anderson Lindoso e inclui a aquisição de veículos, ônibus escolares, lanchas, notebooks, computadores, ares-condicionados, construção de quadras poliesportivas, reforma de escolas, dentre tantos outros benefícios para a educação do estado.
“O governador Carlos Brandão nos autorizou a planejar a utilização dos 40% relativo ao precatório do Fundef, que receberemos a partir do ano que vem. Vamos aplicar esses recursos na infraestrutura das escolas e aquisição de diversos equipamentos, o que resultará em melhorias de aprendizagem para os alunos e um melhor ambiente de trabalho para os educadores”, destacou Anderson Lindoso.
Precatórios do Fundef
Os precatórios do Fundef, que foi instituído em 1996, são oriundos de uma dívida da união com estados e municípios, no período que compreende os anos de 1998 a 2006.
Do valor, 60% será destinado à indenização de professores, coordenadores pedagógicos, diretores, vice-diretores e secretários escolares que exerciam função na educação básica da rede pública de ensino, no período de janeiro de 1998 a dezembro de 2006. Os outros 40% serão destinados para melhorias de infraestrutura da educação.
“Reunimos a equipe de governo para debater o plano de aplicação dos precatórios, por determinação do governador Carlos Brandão. O Governo do Estado do Maranhão tem aplicado bem os recursos públicos destinados à educação, de forma planejada, tendo sempre o amparo dos Tribunais de Contas e Ministério Público, e segue trabalhando para oferecer uma escola digna de qualidade”, ressaltou Felipe Camarão.
O governador Carlos Brandão está cumprindo um período de licença de 10 dias e retornará ao cargo na próxima semana. A previsão é que o planejamento para a aplicação dos precatórios seja apresentado ao governador nos próximos dias.
Além de Anderson Lindoso, participaram da reunião os secretários Sebastião Madeira (Casa Civil); Vinícius Ferro (Secretaria de Planejamento e Orçamento – Seplan); Márcio Machado (Secretaria de Estado de Governo – Segov), e Alberto Bastos (Secretaria de Monitoramento de Ações Governamentais – Semag).
Tutoia, tem se tornado um porto seguro para filhos de várias regiões do Nordeste e do Brasil
Feirante das antigas
Raimundo Francisco Vieira de Moraes, natural e nascido em Viçosa - Ceará, no dia 9 de dezembro de 1956, viúvo e foi casado com a Sra. Maria do Rosário Vieira Moraes (falecida), o casal tiveram 4 filhos em um rápido bate - papo de 1h00 nessa manhã de sábado(26), afirmou ter chegado em Tutoia, no ano de 1982, já se foram quatro décadas e não sabia ele, que fosse permanecer e construir seu ramo de trabalho no centro comercial Cais do Porto da cidade já que algumas cidades do nordeste que rodou como motorista em um caminhão, não encontrou boas vendas e ao desembarcar nesse município e enxergando dificuldades no consumo de frutas e legumes, iniciou o ramo da feira até hoje.
Aos 66 anos de idade hoje é um dos feirantes mais antigo e confessou que teve de se abster da profissão de caminhoneiro, função que exercia na sua cidade Viçosa-Ceará. Perguntamos o que lhe fez se apaixonar por Tutoia?Sr. Raimundinho da Feira, poetizou ao dizer que das cidades que havia conhecido essa que hoje lhe abraçou já é seu porto seguro de sobrevivência e daqui só sairia quando Deus, permitir. Declarou ele.
Aluna Galhardense e professora, nascida em 15 de novembro de 1942, natural de Tutoia, Filha de Manuel Felix da Silva e Edite Felix da Silva, cresceu na vila de pescadores no bairro São José, estudou nas primeiras escolas no bairro Sarnambi(próximo Cajueiro), criada pelo programa que foi expandido pela Colônia de Pescadores, na época e ainda adolescente seguindo os traços da família com origem nativas dessa mesma região. Disse ela, que se dedicava no seu passa tempo de vida os pais pobres aprendeu tecer redes de nylon conhecido como caçoeiras pulsar para conseguir manter o seu próprio sustento e auxiliar na compra de material escolar como estudante. Maria da Paz,foi casada com o Sr. José Castro, com quem teve 4 filhos, conhecida e muito participativa na história biográfica desse município em alguns livros ela é citada em publicações por autores tutoiense e outros que vieram para passear e acabaram ficando definitivamente. Exemplo esse em dois livros que aparece o nome da professora. Um foi lançado pelo Sr. Francisco Pereira Diniz(Coizinha), que relata sua importante atuação na década de 70, quando surgiu as primeiras reuniões para ser comprado a sede da Colônia, orientado pelo Monsenhor Hélio Maranhão, João Gaspar, João Felix. O segundo citado é da professora autora Bernarda Cantanhêde, que faz boas referências a Sra. Maria da Paz.
A conversa aberta com a Sra. Maria da Paz, ao lado do seu filho vereador Orleans Castro, nessa tarde de sexta-feira(25/08), enriqueceu nossas informações e confirmou o que já havia pesquisado dessa mesma reunião escrita pelo antigo livro do Sr. Coizinha e com a presença de outras personalidades da época da forma que seguimos montando cada pedaço da história e o legado deixado de quem já partiu dessa vida e outros que estão narrando belas viajantes histórias e eu, Antonio Amaral, AUTOR, assim seguimos.
A professora hoje aos 80 anos com bons entretenimento enquanto conversávamos lembrou muito bem de muitas amigas de sua juventude que vieram de outras cidades e até hoje tem saudades do tempo de escola, como professora, as caminhadas pelas ruas de areia, a distância pra chegar na unidade de trabalho, ruas escuras e um valor de salário de professora que só dava pra se alimentar uma semana. Afirmou a ilustre professora.
Ex. Funcionário da empresa Igoronhon na década de 80 é nossa personalidade do dia
Santino da Costa Macedo, natural do povoado Surrão na zona rural do município de Tutoia, o mesmo nasceu no dia 8 de abril de 1957, filho de José Alves da Silva e de Raimunda da Costa Macedo, de uma família de 12 irmãos, pouco frequentou a escola, vindo de uma comunidade carente onde nasceu, teve uma rotina de vida com os seus pais muito difícil, sendo necessário se mudar do interior para o bairro Lagoa Grande. Casado com a Sra. Raimunda da Silva Macedo, com quem tem 8 filhos.
Sr. Santino, cresceu e já aos 12 anos começou a pescar, nas praias de Moita Verde, Arpoador, bairro São José, se profissionalizou no ramo pesqueiro, foi sócio do sindicato terrestre, trabalhou no serviço braçal no estado do Pará em 1977, teve uma passagem na empresa salineira Igoronhon na época ficando até 1982, na função de ensacador de sal marinho e após ser demitido começou a mexer no ramo do pequeno comércio a varejo no povoado Alto Alegre, divisa com Lagoinha, residente até hoje.
Na sua época alcançou a entrada dos navios que faziam porto em Tutoia, segundo ele era muitos serviços braçal com as mercadorias que eram trazidas pelo mar e vendidas para os comerciantes da cidade. Viajou dezenas de vezes saindo do cais do porto para cidade Parnaíba. Mais finalizou suas lembranças a nossa redação dizendo que hoje o custo de vida está bem melhor do que há 40 anos atrás.
Raimundo Pinto Freitas, empresário do ramo de pousada no bairro barra, nasceu dia 13 de novembro de 1954, é natural do estado do Ceará e ainda muito criança foi morar na capital maranhense, cresceu e começou a trabalhar muito cedo ao lado de vários irmãos e em 1979, conheceu Tutoia, voltou à um ano depois já tentando se instalar seus pequenos empreendimentos com produtos pesqueiro e um carro comby. Hoje é casado com a Sra. Nilza, é o principal proprietário da Pousada Âncora, na praia da barra.
Segundo o Sr. Ray, em memória a história do badalado navio na década de 80 e seus objetos que ficaram muitos jogados nas proximidades do antigo cargueiro um certo dia lhe despertou interesse em conquistar para efeito de recordações quando resolveu procurar uma autoridade do judiciário Dr. Dias(juiz já falecido) e que estava na Comarca desse município. Foi então ao ser recebido por ele, tratou-se da posse da Âncora Mirante de 5 toneladas, 7,5 de comprimento e 5 de largura(toda de aço e ferro) e como adquirir legalmente. E as orientações obtidas pelo excelentíssimo juiz, foi que o Sr. Ray, fosse até a cidade de Parnaíba-Luis Correia, com o objetivo de obter outras informações em respeito da posse desse instrumento do Navio Aline. Nós indagamos ao Sr. Ray da Pousada, qual foi o tempo da liberação e a parte burocrática por parte de agentes responsável(marinha), pela autorização. Disse ele, que assinou alguns termos que comprovasse a remoção e autorização da Âncora, da orla para sua pousada onde está até hoje e também desperta curiosidade aos visitantes.
Foto: Ray da Pousada, tarde de quinta-feira(24/08)
Foto; Antonio Amaral. Âncora Mirante, vista pousada Âncora-Barra
José Rodrigues da Silva (popular José do fumo), apelido esse adquirido pela atividade exercida ao ser um dos primeiros comerciantes a vender o fumo de rolo e por sinal muito consumido nessa época. Nascido em 21 de maio de 1945, natural de Viçosa - Ceará, aos 7 anos de idade morou na cidade de Parnaíba-Piauí, junto com um de seus irmãos, estudou em algumas escolas Parnaibana, foi crescendo no ramo do pequeno comércio informal e aos 20 anos de idade chegou em Tutoia, por volta do ano de 1969, foi aluno das escolas Presidente Castelo Branco(Tutoia), outras de reforços em casas particulares, lembrou ele, do período da direção escolar do Sr. Brito da Marinha, teve também como uma de suas professoras Zelinda Neves, concluindo o antigo ginasial e relembrou de um passado na vida de estudante quando estava de namoro com uma bela jovem da mesma escola e sofreu suspensão na época.
José Rodrigues, percebendo uma grande abertura para o crescimento do comércio em Tutoia, não mediu esforços para aumentar seus investimentos em uma data que muitas ruas da cidade ainda eram de areia e difícil acesso para transporte e as pessoas que vinham da zona rural para fazer compras. Conseguiu montar e legalizar sua empresa no seguimento comercial e varejistas obtendo sucesso de vendas e equilibrar sua vida financeira lhe proporcionando em pouco tempo construir família e se estabilizar e ficar definitivamente em Tutoia até hoje.
Casado com a Sra. Terezinha de Jesus Maués da Silva, com quem tem quatro filhos e está ainda na atividade do comércio no centro da cidade. Lembrou da agência Banco do Brasil, impulsionado pelo ex. Prefeito Merval Melo, em um período difícil que a agência era dependente de outras cidades do Baixo Parnaíba e anos depois se tornar referência para outros municípios. Outras datas memorial do Sr. José, foi energia de motor gerador disse ele, que era ligada às 18h e desligada às 11h da noite com poucas casas recebendo a iluminação elétrica, a chegada da distribuição de água pela Caema, em algumas residências, um fluxo de embarcações de navios de outros países e lanchas que faziam porto no cais da cidade e boca da barra no transporte e desembarques de mercadorias de forte movimentação.
Sua permanência em Tutoia, lhe rendeu reconhecimento pela Câmara Municipal no projeto de lei nº 010 de 14 de dezembro de 2020, de autoria da vereadora Jamilza Neves Baquil Pierri, a ele o título de cidadão tutoiense.
Outras encantadas experiências breve será contada pelo títular do Blog Tutoiense
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, na quarta-feira, 23, suspender o concurso público para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva para o cargo de juiz de Direito Substituto do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).
A decisão, liminar, é do conselheiro João Paulo Schoucair, em um Procedimento de Controle Administrativo (PCA), proposto por uma candidata, identificada como Márcia Thaíse Lima Cruz.
Ela alega que passou nas primeiras fases do certame, mas acabou não fazendo prova oral, porque estava em avançado estágio de gravidez e foi desaconselhada por sua obstetra a viajar de avião de Belo Horizonte a São Luís.
“Em razão do avançado estágio da sua gravidez (36 semanas de gestação), assevera que necessitou passar por uma inspeção médica para avaliar a possibilidade de a requerente realizar viagem aérea de Belo Horizonte/MG até São Luís/MA. Relata, contudo, que a médica obstetra responsável pelo seu pré-natal não autorizou a referida viagem, em razão da gravidez caracterizada como de alto risco. Diante do impeditivo noticiado, a requerente aduz que, apesar de ter solicitado a remarcação da data de sua arguição, a banca examinadora do certame não apresentou qualquer resposta”, relatou.
Em seu despacho, Schoucair destacou que há necessidade de “realinhamento do certame aos ditames constitucionais” em virtude do fato de o resultado do concurso já haver sido, inclusive, homologado.
“Ressalto que, em razão do avançado desenvolvimento do concurso público em análise, cujo resultado final já foi homologado pelo Tribunal de Justiça requerido em 16.8.2023, compreendo necessário o realinhamento do certame aos ditames constitucionais, de sorte a propiciar a sua escorreita organização. Determino a imediata suspensão do Concurso Público para o Provimento de Vagas e a Formação de Cadastro de Reserva no Cargo de Juiz de Direito Substituto do TJMA, regido pelo Edital n.º 01/2022, devendo o Tribunal se abster de realizar qualquer ato de nomeação, posse e exercício dos candidatos aprovados, até ulterior determinação deste Conselho; (ii) que o Tribunal de Justiça requerido propicie a remarcação da prova oral pela candidata ora requerente, de forma presencial e nos mesmos termos proporcionados aos demais candidatos, observada a antecedência mínima de 15 (quinze) dias entre a convocação e a data de realização da prova, nos termos do art. 50 da Resolução CNJ n.º 75/2009, e por considerar que o parto já ocorreu há mais de 30 (trinta) dias. Determino que o TJMA e a respectiva instituição organizadora publiquem novo edital para cientificar os demais candidatos acerca da presente decisão”, ponderou.
NOTA – Em razão de notícias publicadas de modo impreciso, o Supremo Tribunal Federal (STF) esclarece que o Ministro Alexandre de Moraes suspendeu por 120 dias a tramitação de ações penais referentes ao dia 8 de janeiro para que a Procuradoria Geral da República (PGR) avalie a possibilidade de negociar Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) com pessoas que estavam acampadas em frente aos quarteis e incitaram a tentativa de golpe de Estado, mas não participaram diretamente da invasão da Praça dos Três Poderes.
A suspensão das ações foi definida pelo Ministro, com base no Código de Processo Penal (CPP), apenas em relação às ações penais instauradas por crimes de médio potencial ofensivo, para pessoas que tiveram participação secundária nos atos. Ou seja, quem participou diretamente da invasão e da depredação não poderá firmar acordos do tipo.
O ANPP, inserido no CPP pelo Pacote Anticrime em 2019, é um ajuste celebrado entre o Ministério Público e a pessoa investigada, com acompanhamento do advogado ou defensor, que estabelece condições a serem cumpridas e é submetido à homologação judicial, para verificação dos requisitos legais. Caso eles sejam firmados pela PGR em casos do dia 8 de janeiro, o Ministro Alexandre de Moraes ainda precisará analisar se eles estão de acordo com a legislação e se os acusados preenchem ou não os requisitos para tal.
Nascida no dia 5 de julho de 1946, natural da cidade de Parnaíba-Piauí, seus pais(Luis Sousa, Maria Pereira da Costa), chegou em Tutoia, no dia 1º de janeiro de 1965, residiu em um dos povoados que hoje é o principal Centro Administrativo da cidade, teve seis filhos, foi nomeada professora, leiga para lecionar no Bom Gosto na escola Dr. Cunha Machado em 1966, foi auxiliar de Serviço Pessoal, Auxiliar de Tesouraria, em Tutoia e Parnaíba. Na época esteve prestando serviços nas gestões dos ex. prefeitos: Zilmar Melo Araújo, Antonio José Neves Rodrigues, Merval de Oliveira Melo, Luis Alberto Galvão de Caldas, Egídio Francisco Conceição Júnior. Sra. Conceição, uma biografia intocável lembrou de algumas obras que foram importante para o município: A pavimentação de pedra na rua Magalhães de Almeida no bairro barra, a criação do sistema de telefonia, a instalação do sistema de energia, chegada da TV e por fim a estrada de Cana Brava a Tutoia de asfalto, onde o município teve avanços significativos e disse ela, ter adotado essa cidade como sua segunda terra. Afirmou.
Essa mulher que é mais uma que não poderá deixar de ser lembrada em Tutoia, pelos anos a frente de órgãos e departamentos nesse município exercendo várias funções. Enquanto conversávamos pelo telefone nessa tarde de 23 de agosto de 2023, às 15h30 minutos enriqueceu nossa redação e pesquisa fazendo alguns relatos riquíssimos ao expressar sua passagem como professora quando acompanhou a evolução da escola Almeida Galhardo, na qualidade do ensino pelo nível dos professores, o Centro Educacional Presidente Castelo Branco, outras escolas do estado como Zilmar Melo, Olindina Nunes Freire(onde esteve também trabalhando por muitos anos).
Assim encerramos nesse post alguns traços da trajetória dessa mulher católica que construiu em Tutoia, seu legado, principalmente para quem teve a oportunidade de conviver com a Sra. Maria da Conceição, em várias jornadas desde sua vinda de sua terra natural e hoje reside em São Luis-Ma e vem sempre a cidade de Tutoia, a passeio.
Sra. Valmineiade Sousa Silva, natural de Tutoia, ex. professora do distrito Barro Duro no ano de 2007, foi estudante nas escolas, Almeida Galhardo, Casemiro de Abreu, onde concluiu o ensino médio. Nasceu em 7 de junho de 1963, filha de José dos Reis Silva e Francisca das Chagas da Silva. Começou a praticar com 12 anos de idade e hoje aos 60 anos aposentada como pescadora é nativa e ainda na atividade da pesca artesanal em companhia do seu esposo popular "Bolinha do Baraeiro", seu inspirador passado lhe conduziu um crescimento de mais uma mulher aguerrida através de muita luta. Na semana costuma utilizar; caçoeira, grozeira, pulsar, tarrafas, landuá, uma canoa de madeira e um motor rabeta, nos igarapés onde busca produzir o peixe, camarão. Esses termos são linguísticos bem primitivos utilizados até hoje na terra que um dia foi morada dos Teremembés, que estiveram em solo tutoiense. Disse ela, que às vezes é preciso pernoitar dormindo em ranchos de palha nos arredores de morros e beira de praia(Cajueiro, Ilha grande, Coroatá)para produzir.
Sra. Valmineia, disse que ainda criança começou a pescar nas águas de Tutoia, tem três filhos é também a mãe do atual jogador profissional de Beach Soccer(Eudim) ela é de uma família de dez irmãos e não mediu palavras ao afirmar que viver da pesca é o que mais gosta de fazer aos 60 anos onde até hoje mora no bairro São José, ao lado da Igreja São Francisco.
Durante coletiva na terça-feira (22), o presidente da Famem (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão) e prefeito de São Mateus, Ivo Rezende (PSB), confirmou que as prefeituras maranhenses vão aderir ao movimento “Sem FPM não dá”.
O movimento de paralisação das prefeituras municipais está previsto para o próximo dia 30 de agosto e, agora, com a participação geral das prefeituras maranhenses.
A paralisação será um protesto pelas perdas de recursos que a maioria dos municípios têm tido, em especial com a redução do FPM (Fundo de Participação do Município), que ainda é a principal fonte de receita das cidades maranhenses.
“Não é um movimento só do Maranhão. Todos os estados do Nordeste vão parar neste dia. E no dia 1° de setembro vamos convocar toda Bancada Federal para discutir como sair dessa crise”, destacou Ivo Rezende.
O presidente da Famem reafirmou ainda que mais de 30% das prefeituras maranhenses já estão no vermelho e com extrema dificuldade de honrar os compromissos, entre eles o pagamento dos servidores públicos municipais.
A ideia da paralisação, onde as prefeituras vão fechar as portas por 24 horas, é chamar atenção do Governo Federal e do Congresso Nacional com relação a queda no repasse do FPM.
Luis Alberto Galvão de Caldas, Ginecologista, Obstetra, CRM-MA 1566 RQE-3057, Consultas, Preventivos, Pré-Natal, Ultrassonografia
Tutoiense, nascido em 06 de maio de 1954, filho de Renato Galvão de Caldas e de Lucinha Ramos, de família numerosa de 15 irmãos, desde criança demonstrava grande interesse pelos estudos. Estudou em escola pública como Casemiro de Abreu, Almeida Galhardo, sendo um aluno em destaque e bons resultados. Seu pai, vendo sua desenvoltura no seu processo de aprendizagem nas escolas por onde passava foi estudar em São Luis, no Liceu Maranhense, fez vestibular e foi o 20º lugar para medicina na UFMA. Após suaformatura voltou para Tutoia e começou a trabalhar no hospital Zuza Neves. Não mediu esforços para conseguir material suficiente em realizar parto e mini-cirurgias. Foi um dosprimeiros médico nesse tipo de procedimento no ano de 1983. O Blog, em sua residência nessa tarde de terça-feira(22/08) por 2h30 minutos esteve em conversa com esse grande profissional onde ele, fez questão de conceder o mérito de apoio do Padre Monsenhor Hélio Maranhão, ao ter sido um dos grande incentivador de sua vida escolar. Disse ele, que sua profissão de médico se deu também todas essas conquistas graças ao saudoso que tinha um laço familiar com seus pais.Afirmou ele. Foi um bate papo que se estendeu no campo da saúde e da política, mais deixou claro que ainda tem muito a contribuir pela medicina(saúde) dos tutoienses. Ele, também lembrou de sua licença do INSS no ano de 1990, para se dedicar a sua pré-campanha na disputa a Prefeitura Municipal de Tutoia, no ano de 1992, vencendo as eleições e foi eleito prefeito com o seu vice na chapa o amigo Adelino Fernandes(popular Dindó) entre os anos 1993 a 1996.
O médico, abriu seu baú de experiência ao lembrar de um tempo difícil assim que veio para Tutoia, para exercer a função e se deparar com tantas carências na vida do povo tutoiense e hoje até reconhece que as estruturas na medicina evoluiu muito e os profissionais tem mais condições de se especializarem. Dr. Bebeto, nos mostrou seus livros deestudo onde se diz incansável em se qualificar para o exercício de sua profissão e ressaltou que já trouxe experiências para esse município que já houveram bons resultados principalmente em diagnosticar doenças ainda desconhecida até nos últimos 30 anos.
O sol raiou com mais intensidade nesse domingo ( 20) , na comunidade Mamede, lugar de belezas raras em plena Zona Rural do município de Barreirinhas.
O lugarejo recebeu com festas a deputada Iracema Vale que voltou para agradecer pela expressiva votação que recebeu, quando disputou o mandato de deputada estadual.
Os “mamedenses”, a exemplo do restante do Estado, deram à Iracema uma votação Record.
Apesar da ciumeira de alguns grupos contrários, a deputada presidente tem visitado Barreirinhas com pautas objetivas, diferentemente dos convivas da política do atraso.
A chefe do Legislativo maranhense conseguiu alocar recursos milionários para o tratamento de água e esgotos do município e investimentos maciços na expansão da internet de boa qualidade em torno do Parque Nacional dos Lençóis, através de uma parceria dos governos estadual e federal. A atuação de Iracema em prol de Barreirinhas resultará, também, no maior mutirão de cirurgias de cataratas da história, a ser realizada nos próximos dias por meio do Hospital Regional de Barreirinhas.
E ainda sob os olhares “esgorejões” da política do atraso, a parlamentar juntamente ao seu filho Vinícius Vale, implantou com êxito e entusiasmo o Vale Aprovar, investimento de primeira grandeza na vida dos jovens que querem ingressar no ensino superior.
“Bem aventurado o lugar que tem a deputada Iracema Vale como Liderança”, disse entusiasmado um morador da região das Varas.
Quem é Cleres Neide Araújo de Sousa, natural do povoado CEDRO-Paulino Neves-Ma, que chegou em Tutoia em 1979, aos 20 anos de idade e conseguiu em pouco tempo se familiarizar com amigos que trabalhavam na área da saúde e deram oportunidade para essa auxiliar de enfermagem que pouco tempo já demostrava sua vocação pela profissão e conquistando respeito no quadro de muitos profissionais da sua época. Dr. Benedito, Dr. Bebeto, ex. prefeito e enfermeiro Zilmar Melo, Merval Melo, Egídio Júnior e outros amigos; Sr. Zezinho Gonçalves, Mariazinha da barra, Sra. Cotica do Everardo, Sra. Cristina Diniz, Zilda Pereira, Regino do Espirito Santo, Sra. Alba do Piaba, Sra. Alice e Lina. Foram 30 anos dedicada a profissão de auxiliar de enfermagem no hospital Lucas Veras. Tempos difíceis que vivia Tutoia, momentos relatado pela Sra. Cleres Neide, hoje aposentada com uma prestação de serviço invejável na saúde desse município quando nos recebeu hoje terça-feira(22) em sua residência na rua das Flores-Centro, para expor um traço de sua jornada na vida durante todo esse tempo.
Nascida no povoado de CEDRO em Paulino Neves-Ma, no dia 14 de outubro de 1964, sendo de uma família de 5 irmãos, seus pais (Antonio Araújo de Sousa e Maria Creusa Araújo de Sousa), Sra. Neide enfermeira, assim se tornoumuito popular pela maneira que conduzia seusplantões no hospital Lucas Veras.
Mais relembrou alguns momentos trágicos em um período muito difícil 1983, 1984, 1985, 1989, que precisava socorrer pacientes na estrada de Parnaíba, pra levar pessoas encaminhadas e às vezes não conseguia chegar há tempopra sobreviver com mulheres em fase de partos. Em Parnaíba-Piauí, os hospitais que sempre recebiam encaminhamentos de Tutoia, era; Marcos Bastos, Santa Ediwiges e todo esse tempo fez o que gostava e até hoje ainda é solicitada pelas pessoas e fica grata em atender quando precisa da solidariedade.
Neusa Costa Reis, nascida em 12 de julho de 1954, natural do Ceará, professora, comerciante, ex. presidente e também uma das sócias fundadoras da CDL-Câmara de Dirigentes Lojistas de Tutóia, coordenadora de movimentos culturais, artesãs, idealizadora de um dos tradicionais desfile da rainha do sal, festa que envolvia garotas estudantes da época, nos recebeu em sua loja e relatou por alguns minutos de conversa nessa manhã(21/08). Quando disse que desembarcou em Tutoia, na década de 70 e aos 24 anos de idade, conheceu João Rodrigues da Cruz(esposo Joãozinho) tem 3 filhos, foi estudante de agronomia e completou o antigo ginásio na sua cidade natal Ceará. Em Tutoia, matriculou-se em uma das primeiras instituições de nível superior (CEERSEMA-Tutoia 2010), teve algumas passagens trabalhando nas escolas; Almeida Galhardo, Centro Educacional Presidente Castelo Branco, Zilmar Melo, Olindina, Marcílio Dias, Casemiro de Abreu. Sra. Neusa, exerceu outras funções ao lado de personalidades como; Ananias Santos, Marilze Melo, Sr. Cazuza, Zilmar Melo, Antonio José Neves e conciliava seu dedicado tempo entre a educação, a cultura e o comércio.
Sua trajetória longa de vida lembrou que foram várias vezes o envio de convites de autoridades púbicas em que pudesse aceitar cargos no primeiro escalão de alguns governos anteriores. E em razões de entender que qualquer atividade é preciso ouvir e produzir de uma maneira visionária de trabalhar se recusou-se, mais continuou sendo voluntária e convidada para diversos eventos no município. Afirmou. Segundo ela, adquiriu seu título de cidadã "tutoiense" concedido e reconhecido pela Câmara Municipal de Tutoia, pelos serviços prestados desde sua vinda para esse município, ainda na década de 70 e não tem adversários no cenário político por entender que servir sempre o próximo é seu foco maior ao ter construído sua vida nessa cidade que lhe rendeu muitos reconhecimentos e respeito.
Sra. Neusa, foi membra da diretoria do conselho comunitário de segurança e é coordenadora geral do grupo de venda da empresa "Avon" há décadas na região.
Com recursos da ordem de R$ 5,8 milhões, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), realizou na sexta-feira (18), o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), execução em 2023, com a presença do governador em exercício Felipe Camarão e do secretário da SAF, Bira do Pindaré.
O evento reuniu os 49 municípios contemplados pelo PAA, representados por prefeitos e secretários municipais; poder público e sociedade civil; o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Sandro Montenegro; representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério Público, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (Fetaema) e Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Maranhão (Fetraf), dentre outros.
Mais de 600 agricultores estão sendo beneficiados pelo PAA que garante a aquisição dos alimentos, gera renda ao produtor e combate a insegurança alimentar e nutricional.
Durante o evento, o PAA Maranhão foi apresentado pela coordenadora estadual do estado, Ana Cleide Barros, que destacou a modalidade, as etapas e equipes de execução, o público beneficiário, e os beneficiários fornecedores e quais critérios para adesão que precisa ser feito pelas prefeituras municipais.
Felipe Oliveira, agricultor familiar de Bom Jardim, um dos 49 municípios contemplados pelo Programa, falou que o PAA é um incentivo a mais para os produtores do estado. “É uma aquisição que vem aumentar a nossa renda familiar, fortalecendo o nosso trabalho dia a dia. O PAA faz toda diferença para nós da agricultura familiar”, comentou.
Para Bira do Pindaré, o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é a celebração da proposta estadual. “Cada momento como este tem que ser celebrado como uma conquista para que a gente continue avançando na defesa e na consolidação da agricultura familiar como uma estratégia de desenvolvimento para o estado do Maranhão. É mais alimento na mesa, é segurança alimentar, é trabalho renda para os maranhenses”, disse.
Bira do Pindaré informou ainda, em reunião com o ministro do MDA, Paulo Teixeira, que no próximo ano os recursos voltados ao PAA Maranhão serão maiores e mais fortalecidos. Na oportunidade anunciou que, além do PAA, até o fim deste ano acontecerá o lançamento do Garantia Safra, o PAA Indígena, a Feira Maranhense da Agricultura Familiar e o Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf) que será de R$ 16 milhões e terá ativação do Ciraf, cadastro do produtor da agricultura familiar do Estado.
O governador do Maranhão em exercício, Felipe Camarão destacou com alegria a importância da parceria do governo estadual e federal para o desenvolvimento do Maranhão.
“A nossa intenção é combater a fome, a pobreza, miséria, fortalecendo o sistema produtivo da agricultura familiar. Estamos demonstrando na prática que a parceria do governador Carlos Brandão com o presidente Lula traz benefícios concretos para o Maranhão”, afirmou Felipe Camarão.
A concessão de auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica está a um passo de virar lei. O Plenário do Senado aprovou oPL 4.875/2020, que prevê o pagamento do benefício por até seis meses para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica e que precisam ser afastadas do lar. O projeto vai à sanção presidencial.
Já a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou o PL 1.644/2019, que classifica jogar lixo para fora do carro como infração de natureza grave, com multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na carteira do motorista do infrator. A proposta segue direto para a Câmara dos Deputados, a não ser que haja recurso para votação no Plenário do Senado. Assista ao vídeo com esses e outros destaques da semana.