85 anos de Tutoia e mais uma personalidade memória que deixou seu legado nas obras da Cultura e Artes.
Ananias Memória da arte
Fez parte da história, José de Ananias Pereira dos Santos, nasceu em 11 de Junho de 1954, em Paulino Neves, na época povoado do município de Tutoia–MA. filho de José Neves dos Santos e Maria Izabel Pereira dos Santos. Ananias, veio morar na cidade de Tutoia aos 4 anos de idade, seu pai que era pescador e sua mãe doméstica, começaram a buscar por estudos para seus filhos, nesse período o acesso à escola era difícil, pois existiam poucas na cidade e foi matriculado na escola “Carmela Dutra”, teve como primeira professora sua tia Paula Neves, onde ficou desde a antiga cartilha até o 3º ano.
Após 1 ano parado por falta de vagas, foi aprovado em um seletivo na escola Unidade Integrada “Casemiro de Abreu”, onde fez até o 5º ano. Foi um dos primeiros alunos a estudar no Centro Educacional “Presidente Castelo Branco”, 1º e 2º Graus. Lá terminou o ginásio e fez o magistério e passou a exercer o cargo de Professor de história, em 2006 após conclui o curso superior em Licença plena em História (UESPI).
Ananias falecido no ano de 2017, deixou um legado na cidade de Tutoia, foi professor e diretor do Centro Educacional “Presidente Castelo Branco” também um dos criadores, juntamente com seu amigo Francisco Sousa, o popular “Chico da CAEMA” e a Professora Creuza Maria, da Bandeira de Tutoia, onde foi o idealizador do Brasão de Tutoia. Foi um dos autores do livro “Tutoia e seus Folclores”. Foi secretario de Cultura Esporte e lazer nos anos 1997 a 2004, assessor da Câmara Municipal.
Ananias, foi casado há 38 anos com Maria Myrtes e teve 4 filhos, antes de seu falecimento já era aposentado e se dedicava ao artesanato como passatempo e foi um dos criador do famoso boi pelado até hoje forte símbolo da cultura tutoiense, puxado por amigos que estiveram com ele enquanto vida.
Eis aqui um traço apenas de tudo que esse artista plástico deixou em Tutoia e muitas obras de artes em alguns pontos da cidade produzidas que servirá de acervos para um futuro museu ou casa da memória. Esse grande profissional que tive a oportunidade de conhecer, trabalhar é um dos merecedores de um prédio público em sua homenagem ao seu nome. Teve sua passagem na história de forma digna e já foi tema de homenagem de alguns bumba-boi como o Boizinho Precioso 2015.
Veja Abaixo a Toada em sua Homenagem:
Boi precioso
Para sempre vou te amar.
Homenagem “ANANIAS SANTOS”
A arte é sua vida, tio Zé Neves, sua inspiração...
Cultura lhe contagia boi pelado, é sua criação...
Ananias, Santos é teu nome, tua história está nos traços do Brasão,
Sua alegria se transforma em poesia, bumba – meu – boi, caroço é tua emoção.
Praia da Barra é seu painel na beira do mar,
No Bairro da Barra sonho de criança foi realizar,
Boi precioso o seu nome vai aclamar,
Vamos juntos cantar...
Ananias, Santos é teu nome, tua história está nos traços do Brasão
Sua alegria se transforma em poesia, bumba – meu – boi, caroço é tua emoção.
Branco Bond
Nenhum comentário:
Postar um comentário