A volta de Tutoia ao seu lugar de origem
A história contada e pesquisada pela autora Bernarda Cantanhêde - Conheça Tutoia
Eu, Antonio Carvalho do Amaral, pesquisando esse acervo da autora, aos poucos é possível entender os traços histórico desse município
Finalmente, após quase 19 anos, pelo Decreto nº 53 de 29 de dezembro de 1890, depois da Proclamação da República e a pedido de vários cidadão ao governador do Estado, Tutoia teve seu território desmembrado de Barreirinhas, retornando para seu lugar de origem com direito ao antigo título de Vila e autonomia político-administrativa.
Em 1890 também foi criado em São Luis, de acordo com a Constituição Estadual, o Conselho de Intendência dos município pelo decreto nº 53 de 29 de dezembro. E para presidir o conselho da Intendência de Tutoia Velha, o Governador dp Estado nomeou interinamente o cidadão Eusêbio Oliveira Ramos, em 1891, e depois foram escolhidos vários intendentes que se sucederam através de eleições. Nesse mesmo ano, pelo Decreto nº 96 de 6 de novembro foi determinado o regulamento das eleições para a escolha dos membros das câmaras municipais, intendentes e subintendentes.
No ano seguinte, em 1892, foi realizada a 1º eleição municipal em Tutoia, baseada no citado Decreto. E as pessoas eleitas foram as seguintes com seus respectivos cargos:
1. Intendente - Clementino Oliveira Ramos
2 - Câmara de Vereadores - Inácio Gomes de Almeida(Capitão), José Rabelo Borges(Alferes), Teodoro Lopes da Costa e Silva, Manoel Rebelo Borges, Felipe Neves de Almeida - Tenente, Alexandre Antonio da Silva e Raimundo Belizário dos Reis.
3 - Juizes da Paz - Antonio Gomes de Almeida e Silva, Antonio Gomes de Neves(Major), José Rebelo Borges, Alexandre Antonio da Silva
4 - Escrivão do Juiz - Manoel Joaquim Ramos
5 - Substitutos de Juizes Municipais - Joaquim Diniz Soeiro Gomes, Aniceto José Borges, Clementino de Sousa Ramos, Franscisco de Almeida Portugal
6 - Delegado de Polícia - Inácio Gomes de Almeida
7 - Coletor de Rendas Gerais - Antonio José das Neves
8 - Delegado da Instrução Pública - Francisco de Almeida Portugal
9 - Professor de Primeiras Letras - João Batista Sérgio Pilar
10 - Vigário por encomenda - Padre João Tabosa da Silva Braga
11 - Donos de comércio(secos e molhados - Antonio José das Neves, Felipe Neves de Almeida, José Rebelo Borges, Inácio Joaquim Gomes de Almeida, Bernardo Antonio de Almeida, Victor Gomes Veras e José Maximiano Rodrigues
12 - Artes e Ofícios da Vila de Tutoia - Alfaiates, carpinteiros, ferreiros, ourives, calafates, sapateiros, canoeiros, funileiros, etc.
13 - Senhores donos de engenhos - Antonio José das Neves, Inácio Gomes de Almeida, Francisco de Almeida Portugal, Alexandre Portugal, D. Mariana da Silva Veras, Antonio Neves de Almeida.
Em 1890 havia em Tutoia Velha, 3 escolas primárias, 10 casas de comércio de secos e molhados, 4 ruas, 4 travessas, 4 becos, 1(uma) construção de pedra e cal, uma praça e a igreja matriz - feita pelos índios(construção de pedra e cal) sob a orientação dos padres jesuítas, inclusive o Padre João Tavares, que deu início à construção da igreja. Possuia também 4.112 habitantes, sendo destes 54 ex.escravos. Com a demanda de grande número de pessoas para estudarem, o Estado nomeou mais um professor primário, em 1894. O Sr. Antonio da Rocha Miranda.
O tempo e suas curiosidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário