domingo, 16 de agosto de 2015

Há décadas na impunidade combate à corrupção pelo Governo é inédito no Estado


Combate da corrupção no Maranhão

O Maranhão tem acompanhado cenas até então impossíveis de se ver por aqui. Pela primeira vez as investigações da polícia alcançam agiotas, políticos, empresários. Gente que por décadas viveu à sombra da impunidade, sob olhar complacente do Palácio dos Leões.
Agora, sem amarras, a polícia investiga operações conjuntas com Ministério Público, Secretaria de Transparência e Controle e as Justiças Estadual e Federal dão sinais de não permitirão a impunidade.
Em sete meses, várias operações foram realizadas levando para a cadeia prefeitos e agiotas acusados de desviar milhões da merenda escolar em vários municípios. Casos escabrosos como o desvio de R$ 34 milhões da Univima levaram às prisões empresários e servidores públicos por atos praticados no governo de Roseana Sarney.
A operação Cayene entrou na segunda fase e apreendeu bens e documentos dos envolvidos. Outras investigações estão em curso como o caso em que o ex-secretário chefe da Casa Civil João Abreu, acusado de receber propina da Constran para pagamento de precatório pelo governo.
Mais recentemente, a Justiça Federal decidiu pelo bloqueio dos bens em até R$ 17 milhões do ex-secretário de Saúde Ricardo Murad, após investigações que sugeriram ter cometido irregularidades na construção de hospitais no governo Roseana Sarney.
A luta contra a corrupção é essencial para combater uma das principais causas da pobreza do Estado. As investigações e início das punições de acusados de desviar dinheiro público são como bálsamo para os maranhenses, que viram ao longo dos anos as riquezas do Estado sendo dilapidadas por poucos enquanto a maioria do povo vive em situação de pobreza extrema. É confortante saber que os tempos de impunidade ficaram para trás.
Maranhão da Gente

Nenhum comentário:

Postar um comentário