sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Três cidades se unem pela construção do acesso aos lençóis maranhenses; Via beneficiaria toda região

Turismo 


As estradas de Urbano Santos a Barreirinhas (80km, carroçal) e de Barreirinhas a Paulino Neves (30 km, trilhas) são indispensáveis para o desenvolvimento das Regiões conhecidas como Baixo-Parnaíba maranhense e lençóis.

Vocacionadas ao turismo, as referidas regiões estão inseridas na "Rota das Emoções", que compreende os point´sturísticos de Jericoacoara, Delta do Rio Parnaíba e Lençóis maranhenses, se relacionando assim a três estados: Ceará, Piauí e Maranhão.

No entanto, na parte maranhense falta estrutura de estradas, o que inviabiliza que a rota seja feita de forma mais econômica, rápida e confortável. O Maranhão tem perdido milhares de turistas pela falta dos trechos que ligam Barreirinhas a Paulino Neves e Urbano Santos a Barreirinhas.
Trecho de Paulino Neves a Barreirinhas: só de 4 x 4
Além da preocupação puramente turística, ressalta-se também a questão sócio-econômica posto que este  último trecho citado, está diretamente ligado a uma das cidade das mais pobres do Brasil: Belágua, que está bem próxima a Urbano Santos (12 km), inclusive tendo sido desmembrada desta em 1994, ano a partir do qual nunca deixou os noticiários nacionais como sinônimo de baixa renda e pobreza.
Portanto é indiscutível que o Maranhão precisa, de forma concomitante, dessas duas estradas, para assim criar a sinergia necessária para o desenvolvimento destas regiões portadoras dos mais baixos indicadores do Estado.

Essas estradas são o acesso necessário aos Lençóis, tanto para quem vem do Nordeste no caso do trecho Paulino - Barreirinhas como para quem vem do Sul/Sudeste/Centro-oeste no caso do trecho Urbano Santos - Barreirinhas, lembrando que aqui temos o adicional de que impactaria Belágua, cidade inserida como prioritária para ações de desenvolvimento, de acordo com o programa "Mais IDH" do Governo do Estado.

Informações: Alexandre Cunha

Um comentário:

  1. Texto, pesquisa, imagens e informações: iran Avelar. Blog urbano Santos notícias.

    ResponderExcluir