quarta-feira, 26 de agosto de 2015

PROFESSORA SINDICALISTA DE TUTÓIA PARTICIPA DA 5º MARCHA DAS MARGARIDAS EM BRASÍLIA




SINSPUTSAMPAN participa da Marcha das Margaridas em Brasília

A sindicalista Maria de Nazaré Sousa que faz parte do Conselho Fiscal do SINSPUTSAMPAN esteve em Brasília participando da  5ª Marcha das Margaridas.

Nazaré Sousa se juntou a outras 70 mil mulheres que conduziram faixas e bandeiras de lutas pelas ruas da capital, como mostram as imagens.

Veja o texto de Naza:

Segundo documentários a Marcha das Margaridas, surgiu da morte da líder sindical paraibana, Margarida Maria Alves, foi assassinada em 12 de agosto de 1982 na porta de sua casa na frente de seu marido e seu filho pequeno. A mesma, é uma inspiração para a luta das mulheres.
Ela disse em seu discurso do dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, “que era melhor morrer na luta do que morrer de fome”; as palavras de Margarida se multiplicaram e tornaram a maior concentração sindical do mundo onde consegue envolver mais de 15 países e mais de 70 mil mulheres ou melhor Margaridas. É uma ação das mulheres do campo, da floresta, das águas, mulheres urbanas e mulheres de todo Brasil. A marcha é realizada desde 2000 é um evento que ocorre só de quatro em quatro anos.
Sendo a violência uma realidade na vida das mulheres, e diante da ausência de informações, de serviços de assistência e atendimento, a Marcha das Margaridas reivindicou à Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Unidades Móveis para o atendimento às mulheres em situação de violência, indo a se concretizar como uma conquista a partir de 2013.
Essa marcha de 2015, foi a 5ª Marcha e levou mais de 70 mil mulheres para o congresso nacional em Brasília saindo do estádio Mané Garrincha. Tive o privilégio de ir e conviver com milhares e milhares de margaridas e analisar a alegria de cada uma, como a companheira Isaura ,Jesus, Lucia ,enfim tantas outras lutando por Desenvolvimento Sustentável , democracia, justiça, autonomia ,igualdade e liberdade .Mais uma vez as mulheres foram as ruas protestar contra as desigualdades sociais e todas as formas de violência, exploração e dominação; e apresentar as propostas para avançar  na construção da democracia de dar igualdade para as mulheres.
Vou mais além, enquanto nós não saímos de nossas muralhas e quebramos as nossas algemas e ir à luta como as Margaridas, nossas reivindicações jamais serão aceitas. Não dar mais para brincarmos de sindicato e devemos sim correr atrás dos nossos direitos.

Autora: Professora Nazaré Sousa




Nenhum comentário:

Postar um comentário