terça-feira, 5 de abril de 2016

Tutoia já foi o terceiro maior porto produtor exportável de sal do Brasil



Décadas

Você Sabia...

O único produto tutoiense exportável sempre foi o sal, que chegou a colocar o município no posto de terceiro maior do País.



Essa posição só foi alcançada após a Empresa Salineira Igoronhon SA(Esnisa) ampliar sua produção na década de 40, com o transporte do produto para o Rio de Janeiro e São Paulo, feito em pequenas embarcações. No final da década de 50 e início de 60, apareceram navios modelo Liberty, tais como o Kalu e o Maringá, com capacidade para 12 mil toneladas, além de uma grande chata que chegou a transportar até 30 mil toneladas. Todo o trabalho de carregamento, feito por estivadores terrestres em sacas confeccionadas em palha de buriti, os obrigava a escalar, de forma perigosa, uma subida de cerca de 20 metros de altura, a fim de conseguir colocar o sal nos porões.

Na década de 60, a empresa se modernizou, com a instalação de uma esteira mecânica. A exportação de sal marinho de Tutoia, teve seu final da década de 90, no governo Collor, quando não resistiu aos planos malucos daquele governante e faliu. A partir daí, a produção e exportação de sal marinho do município de Tutoia, foi completamente extinta, inclusive as pequenas salinas que também foram desativadas.




Memória "Livro Tutoia"
1938-2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário