terça-feira, 3 de junho de 2014
CONVITE A POPULAÇÃO DE TUTOIA PARA AS SESSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL
Libertar e participar do processo democrático que vem ocorrendo todas as quarta-feira, na Casa Legislativa de Tutóia!
Chegou o momento da população em geral começar a compreender qual é o seu verdadeiro papel de cidadão, acompanhando os 13 Vereadores que exercem um mandato de 4 em 4 anos, e quais são seus principais objetivos no exercício de sua Legislatura.
O blog, durante 18 anos tem sido assíduo com as Sessões já realizadas naquela Casa Legislativa, mas nunca em sua história durante 18 anos, que acompanha possa ter visto debates e discussões diante das insatisfações por atos praticados por uma Gestão Pública. Como a Câmara Municipal, foi formada por 13 Vereadores em 1990, e promulgada através de seus juramentos em 10 de Abril, do mesmo ano, o povo sempre foi minoria por não ser participativo.
Durante anos, com a mudança de outros Gestores Públicos, vem se constatando o distanciamento entre Casa do povo e população. E o que se observa em pleno século XXI, é o descrédito popular com os homens públicos há décadas. Aqui neste artigo reafirmamos que atualmente existem clamores e insatisfações de uma população com os maus serviços oferecidos por uma Gestão Pública, que poderia ser o grande conhecedor das necessidades básicas de uma população. Mas não é o que vivenciamos há décadas, talvez possamos hoje está nos perguntando qual é o grande mal que existem entre os homens e mulheres que fora de um Poder é humilde, quando chegam ao Poder se transformam contra um povo?
A população hoje não consegue distinguir qual é o verdadeiro papel de um Parlamentar que trabalha somente 4 vezes no mês ou seja todas as quarta-feira. E a ausência popular talvez seja um dos males que a própria população tenha feito contra si, em não saber quais são as intenções de quem está naquela Casa, pra defender ou pedir algo a favor da população.
Durante dias o Blog, reconhece que tem muito alimentado as notícias políticas dessa cidade, mas o mundo gira somente em torno dessa palavra chave (política), e dia 21 de Maio, ás 15:00 horas quarta-feira, se registrou uma grande massa soberana presente na parte interna da Casa Legislativa, quando se aguardava o resultado democrático de uma Eleição antecipada da Mesa Diretora, onde estavam disputando duas Chapas.
Uma Chapa governista que tentaria uma reeleição, e outra segunda Chapa do grupo de cinco vereadores ex. aliados do governo municipal. Mas as insatisfações entre os ex. aliados do Presidente da Casa, lhe trouxe para diversas inseguranças na Casa, mesmo porque já havia baixado um Edital da Eleição, e após as cogitações que antecipavam os dias da disputa das duas Chapas, a população foi surpreendida pela decisão do Sr. Presidente, em usar na tribuna que a Eleição, havia sido revogada.
Mas a segunda Chapa, já estavam preparadas para as cartadas da mudança, foi então que após os confrontos e discussões entre os parlamentares se havia ou não a Eleição, o Sr. Presidente abandonou a sessão e deu como encerrada. Como há um rigor de obediência Regimental e Constitucional o Vice-presidente, da mesa que também era candidato a disputa na Chapa, assumiu os trabalhos da Sessão para realização da eleição.
12 minutos foi o tempo cronometrado após o presidente da mesa ter encerrado a Sessão do dia de quarta-feira(21), deu entrada o oficial de justiça da comarca de Tutóia. Quando ainda estava presente um povo soberano dentro da Casa Legislativa, e acompanhou a leitura feita pelo oficial o reinício da Sessão para a realização da Eleição. Foi um grande marco histórico na política de Tutóia, o entendimento da Justiça Eleitoral pela expedição do Mandado de Segurança, derrubando a revogação do Sr. Presidente.
Diante dos fatos que marcará este dia de 21 de Maio de 2014, o Blog, registrou um movimento popular dentro e fora do Parlamento Municipal, com uma população que vivem insatisfeitas pelas as ações do Governo Municipal. A compreensão que se obteve diante do marco histórico naquele dia foi um desejo de mudanças nos dois poderes: Legislativo e Executivo. É esperado agora qual os verdadeiros rumos que se tomará os destinos de Tutóia, no processo administrativo quando se apresentou para a sociedade 7(sete) homens com mandatos na Casa, e estará em suas mãos as decisões e qualidade de vida de uma minoria presente no dia, que ali havia representado todos os homens e mulheres dessa sociedade em busca da liberdade e do respeito.
O convite está feito para população que tem o dever de avaliar cada passo dos homens que deveriam Legislar a favor de um sofrido injustiçado povo. Participem desse processo da democracia. Câmara em Foco. etc...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário